Gorduras, pode sim!

Gorduras boas, esse termo está se tornando cada vez mais familiar no nosso dia a dia.
Segundo a médica Dra. Marcia Simões, “a gordura dá energia, atua na formação dos hormônios e representa 50% da composição do nosso cérebro. Já o carboidrato se transforma em açúcar no sangue e quando em excesso vira depósito de gordura corporal”, ou seja, é mais saudável para o nosso organismo o consumo das gorduras boas.

Para entender melhor sobre o assunto, Dra. Marcia listou os alimentos que possuem essas propriedades, Confira:

Manteiga Ghee:
É a manteiga sem a lactose. A manteiga contém ainda vitamina A, D, E, B12 e K2, esta última ajuda no combate às doenças cardiovasculares e osteoporose. Segundo a especialista lembra que deve ser consumida com moderação, seja nos alimentos, para cozinhar ou assar.

Nozes:
fonte de ácidos graxos insaturados do tipo ômega 3, a noz é ótima para o cérebro. Além de melhorar a memória e ajudar a estabilizar o humor, a fruta também protege os neurônios contra a ação dos radicais livres.

Castanha do Pará:
alto teor de selênio e magnésio, a castanha é um ótimo alimento antioxidante e também uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega.

Castanha de Cajú:
contém zinco, que promove proteção ao sistema cardiovascular, função antioxidante, equilíbrio hormonal, fortalecimento do sistema imunológico e crescimento e regeneração muscular.

Macadâmia:
ácidos graxos monoinsaturados, cobre, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e vitamina B1.

Amêndoas:
fonte de gorduras monoinsaturadas, das vitaminas B1 e E, e dos minerais magnésio, cobre, cálcio e zinco, e é um excelente alimento cardioprotetor.

Avelã:
seus ácidos graxos do tipo ômega 9 contribuem para uma redução do colesterol LDL ao mesmo tempo em que elevam os valores de HDL.

Amendoim:
rico em ácidos graxos ômega 6 e naturalmente pobre em carboidratos, os amendoins são alimentos bons para ganhar massa muscular e reduzir as taxas de gordura corporal.

Abacate:
A fruta, vista antigamente como um vilão da dieta, ajuda a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.

Cramberry, romã, morango, amoras e goji berries:
são ótimas aliadas da dieta e ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres (aquelas moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo) e ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele.

Coco:
Seja a fruta, o óleo, a água ou a farinha, o coco é considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo e uma fonte de energia rápida. Dra. Márcia explica que as propriedades do coco fortalecem o sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico.

De acordo com a médica, opções não faltam para você montar as suas receitas com alimentos saudáveis e nutritivos. "Use a imaginação e prove novos sabores", sugere.

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