Gosto pela leitura

O hábito da leitura é popularmente conhecido como um dos mais benéficos para os seres humanos, com vantagens que vão desde diminuição do estresse até expansão do vocabulário e melhora na memória e no pensamento crítico. Nesse sentido, quanto mais cedo as crianças desenvolverem interesse por livros, melhor, pois, segundo Lilian Montibeller, coordenadora pedagógica do Colégio Progresso, isso favorece a constituição de um leitor com maiores possibilidades de repertório, tanto no que se refere à quantidade quanto à qualidade. “Não podemos perder a perspectiva de que a linguagem literária constitui-se em uma forma de expressão humana, de entendimento da nossa própria existência, de nossas trajetórias e escolhas. Sem contar que as narrativas traduzem o mundo e se aproximam da compreensão infantil”, ressalta.
A profissional ainda afirma que existem algumas dicas que podem ser seguidas para deixar a leitura mais interessante para os pequenos. São elas:

Começar apostando nas imagens
As crianças muito pequenas normalmente mostram grande interesse por figuras e histórias que se aproximam do seu universo pessoal. O contato com os livros de forma contínua favorece o desenvolvimento da linguagem, do vocabulário e da capacidade de entender as relações humanas e o mundo.

Ler diariamente
Isso ajuda a formar o valor e o hábito de leitura. Assim, o conselho de Lilian é mostrar entusiasmo e dedicar um tempo de qualidade para esta atividade.

Frequentar ambientes com livros
É importante incluir visitas a livrarias e bibliotecas na rotina da criança, assim como ensinar que os exemplares que vem da escola são valiosos e levar os pequenos em teatros que reproduzem histórias de livros.

Escolher obras adequadas:
Linguagem utilizada, recursos linguisticos, conteúdo adequado para idade, imagens e diagramação são alguns dos elementos que devem ser levados em consideração na hora da compra de obras. Manusear diferentes opções e conhecer autores infantis renomados também ajudam os pais a terem mais segurança na hora da escolha.

Dar livros de presente
Sempre que possível, deve-se adquirir novas obras para as crianças e montar uma biblioteca pessoal para elas em casa. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta