História de Superação

Um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos, maestro João Carlos Martins, será homenageado no desfile das escolas de Samba de São Paulo este ano. Sua vida e história de superação serão contadas pela Vai-Vai no enredo A música Venceu!. O pianista, de 71 anos, perdeu parte dos movimentos das mãos, mas não abandonou a música e decidiu ser maestro. Há três anos rege a Filarmônica Bachiana Sesi-SP.

O projeto, idealizado por ele e patrocinado pelo Sesi-SP, prevê a inclusão social de jovens carentes através da formação musical. A orquestra é formada por trinta jovens que antes participavam de diferentes projetos sociais e vinte músicos profissionais. Além da orquestra, o maestro também é idealizador da Fundação Bachiana Filarmônica, que dá aulas de iniciação à música para 1.165 crianças e jovens carentes.

João Carlos Martins começou a tocar aos 9 anos, teve formação clássica e é reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach. Foi o único pianista no mundo a gravar a obra completa do compositor alemão em teclado. Mas sempre reconheceu a importância da música popular brasileira e seus ritmos. Prova disso são os arranjos nas apresentações da Filarmônica Bachiana do Sesi-SP, que unem o erudito ao popular, música clássica e samba, por exemplo. Hoje, o maestro está envolvido projetos de democratização da música erudita e reconhece a importância da homenagem.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!