Hora do planeta 2009

Please select a featured image for your post

A WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. O objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.

A iniciativa foi lançada em 2007 na cidade de Sidney, na Austrália. Em 2009, a adesão chega a 2.700 municípios, em 83 países. A estimativa é que um bilhão de pessoas atendam ao pedido em todo o mundo, de acordo com a WWF, que realiza a campanha.

"A ideia é mostrar aos líderes mundiais que a comunidade global está atenta aos problemas ambientais", diz a secretária-geral da WWF Brasil, Denise Hamú. Por ser simbólica, a iniciativa não conta com metas de redução no consumo de energia elétrica

O Brasil aderiu à iniciativa em janeiro, no lançamento da campanha, na qual o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes afirmou que desligará as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.

A Hora do Planeta conta com o apagão de grandes monumentos mundiais, durante uma hora. Entre os símbolos mundiais que ficarão no escuro estão o Merlion, em Cingapura; a Nova Torre Mundial Hong Kong, em Xangai; a Torre Eiffel, em Paris; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o prédio da Ópera, em Sydney; a Montanha da Mesa, na Cidade do Cabo; a Torre CN, em Toronto e o Grande Cassino MGM, em Las Vegas.

Vários artistas vestiram a camisa da Hora do Planeta, e literalmente. Luciano Huck, Ana Hickman, Camila Pitanga, Cynthia Howlett, Marcos Palmeira, Lulu Santos, Lenine, Fernanda Keller, Flavio Canto e Sérgio Marone são apenas alguns dos nomes.

Em Campinas

Os hotéis do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts se unem ao movimento Hora do Planeta. Luzes das fachadas, dos letreiros e todas as lâmpadas da iluminação externa serão desligadas. No Royal Palm Plaza Resort Campinas, a fonte da piscina deixará de funcionar.

Os restaurantes Matisse, no Royal Palm Residence, e o La Palette, no Royal Palm Plaza Resort Campinas, irão oferecer jantar à luz de velas até às 21h30. Só no Matisse, por exemplo, a expectativa é que mais de 30 pontos de luz sejam apagados. O coordenador de alimentos e bebidas do Residence e Tower, Luciano Mainardi, promete ainda desligar todos os equipamentos possíveis na cozinha do Matisse. “Vai ser um desafio trabalhar no escuro, mas pela ação, vale a pena”, conta ele.

A prefeitura também participará da ação, desligando as luzes da Estação Cultura, do Jockey Clube, do Mercado Municipal, do Paço Municipal e da Torre do Castelo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Campinas, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, a cidade decidiu juntar-se ao movimento para demonstrar a preocupação com a causa ambiental. "Desta forma contribuímos para fomentar a conscientização entre a população sobre o problema do aquecimento global, incentivando a adoção, também, de medidas individuais que contribuam para a sobrevivência do planeta", diz.

O McDonald’s é mais uma empresa que participa da ação em defesa do meio ambiental. Os restaurantes da rede terão seus letreiros e Road Sign, o famoso M, apagados, além de todas as luzes dos escritórios.

No Brasil

A Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciaram que também apagarão suas luzes em adesão à campanha. Todas as luzes dos dois prédios serão apagadas.

Participam ainda da Hora do Planeta empresas e instituições como Banco Citibank, Banco do Brasil, Banco Nossa Caixa, Academia Cia. Athlética, Coca Cola Brasil, Kraft Foods, Merck Sharp & Dohme, Philips, São Paulo Conventions & Visitors Bureau, Vivo, Wal Mart Brasil, Unicamp, entre inúmeras outras.

Cidades como Americana, São Paulo, São José dos Campos, Canoas, Curitiba, Florianópolis, Itapira, Manaus, Ouro Preto, Porto Alegre, São Carlos, Rio Verde e Vitória participam com eventos e luzes apagadas na Hora do Planeta 2009.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!