Atualmente, o Brasil representa o segundo maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Estima-se que existam mais de 140 milhões de animais domésticos no país, dos quais a maioria é composta por cães e gatos.
Grande parcela dos tutores tem como hábito e hobby viajar a passeio, levando os animais juntos. Os números estão trazendo grandes reflexos e mudanças em diversos segmentos da economia, especialmente ligados ao setor de turismo, como a hotelaria, com adaptações de suas instalações e regulamentos para receber os turistas com seus animais de estimação.
Atenta a esta movimentação, a Rede Vitória Hoteis, na região de Campinas, já mantém há alguns anos o selo de categoria pet friendly em duas unidades, o Vitória Hotel Residence New Port, em Campinas e o Vitória Hotel Convention Paulínia. A partir deste mês de agosto, o Hotel Vitória Convention Indaiatuba também passa a se enquadrar nesta categoria.
Segundo Eduardo Porto, diretor de marketing da Rede Vitória Hotéis, inserir os hotéis como pet friendly não é mais uma questão de estratégica de marketing, mas de necessidade de atender o mercado e as exigências do viajante. “A demanda de consultas e pedidos por unidades que abram as portas para os animais de estimação vem crescendo ano a ano e estamos nos adaptando a este mercado”, conta.
No caso do Hotel Vitória Convention Indaiatuba, existem algumas regras que os donos de animais precisam seguir, como, por exemplo, o animal ter acima de seis meses, ser de pequeno ou médio porte e de fêmeas que não estejam no cio. Também é obrigatória a apresentação no ato do check-in a carteira de vacinação ou atestado médico veterinário comprovando a imunização e bom estado do animal, além de ser permitida a hospedagem de até dois pets no apartamento.