Indicadores de Competitividade

Please select a featured image for your post

Apresentados ontem, dia 04, os Indicadores de Competitividade de Campinas foram criados com o objetivo de inovar e melhorar a gestão pública. As informações fazem parte de um banco de dados que será atualizado regularmente e irá auxiliar os gestores municipais nas tomadas de decisão.

A nova ferramenta é inédita no serviço público, segundo o prefeito Hélio de Oliveira Santos. “Vemos esta ferramenta ser usada na iniciativa privada, mas na área pública isso é inédito. O banco de dados nos dará uma visão mais abrangente de quais são nossas forças e quais nossas fraquezas, nos orientando na tomada de decisões, o que garantirá melhor qualidade de vida para a população”.

São mais de dois milhões de dados, são usados em um comparativo entre Campinas e 50 municípios com mais de 400 mil habitantes e 14 cidades com mais de um milhão de habitantes. Uma comissão técnica, formada por representantes das pastas envolvidas e coordenada pela secretaria de Finanças, será a responsável pela atualização das informações.

Para o secretário de Finanças, Paulo Mallmann, o banco de dados é importante para tornar a cidade mais atraente para novos investimentos. “Atraindo novos investidores, a cidade cresce, atrai mais investimentos, empregos, arrecadação tributária e com isso ela consegue desenvolver um ciclo virtuoso de desenvolvimento, melhorando seu grau de competitividade. É com isto que este trabalho vai contribuir. Nós vamos aplicar na gestão pública aquilo que as grandes empresas já fazem, que é analisar os pontos fracos e fortes, os efeitos externos que dificultam nosso avanço e as oportunidades para melhorar”.

O prefeito enfatizou a importância da divulgação dos dados apresentados e a possibilidade de se estabelecer comparações mais precisas e confiáveis. “Temos que comparar Campinas com cidades do mesmo porte e com número parecido de habitantes, já que estes municípios apresentam realidades semelhantes às nossas. Campinas está muito bem em alguns aspectos e não tão bem em outros. E é isso que eu espero agora das secretarias, que identifiquem os problemas e apresentem as soluções, para que Campinas melhore cada vez mais”, disse.

Dez secretarias participam do banco de dados: Saúde; Cultura; Educação; Esportes e Lazer; Finanças; Cidadania Assistência e Inclusão Social; Trabalho e Renda; Transportes, Infraestrutura e Segurança Pública.

Competitividade

A divulgação dos dados atualizados já permitiu demonstrar o grau de competitividade de Campinas. Na área da Saúde, Campinas é o município com mais de um milhão de habitantes que mais investe. Atualmente, 26,4% do orçamento é investido nesta área. Em 2004, este índice era de 21,2%.

Na área de assistência social, a cidade é a primeira, entre 14 municípios com mais de um milhão de habitantes, no ranking de famílias atendidas pelo Bolsa Família. O percentual de cobertura é de 91%, são mais de 24,6 mil famílias recebendo o benefício.

Na educação, o índice de aprovação no ensino fundamental é de 91,5% e o número de professores do ensino infantil com curso superior também aumentou de 71% para 94,5%; no caso dos de ensino fundamental, o índice é ainda maior, 96,3%.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.