Inverno de risco

Com a chegada do frio, algumas doenças dermatológicas podem “aparecer” ou se agravar, como alergias, eczemas, psoríase e dermatite seborreica. Isso acontece porque o clima frio e seco é responsável por favorecer algumas alterações na pele, que está sensível e vulnerável. Além disso, o hábito de tomar banhos quentes e demorados, que diminue ainda mais a proteção natural da pele. “No inverno, não temos o costume de suar, e, por isso, existe uma menor ativação das células no organismo. A própria oleosidade da pele acaba sendo importante para proteger o corpo do frio e da penetração de fungos, vírus e bactérias”, explica a dermatologista Patrícia Maluly.
Saiba distinguir as doenças de pele da estação, segundo a dermatologista:

Psoríase

É caracterizada pela presença de placas avermelhadas com escamas grossas nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. Não é transmissível. Possui causa genética e é uma doença crônica, mas que pode se agravar no inverno dependendo de alguns fatores ambientais, como o frio, banhos quentes, pouca hidratação e principalmente pela falta de exposição ao sol.  É importante manter as consultas com o seu dermatologista em dia para sempre amenizar os sintomas da doença.

Dermatite atópica

Alergia crônica, bastante comum em crianças, ocorre por uma deficiência de hidratação do organismo. Ela causa coceiras e até lesões mais sérias, que podem formar crostas e soltar secreções. O ideal é evitar banho quentes e uso de buchas e sabonetes nas áreas afetadas. Usar sabonete hidratante de ph neutro somente nas áreas intimas e muito hidratante após o banho.

Eczema

Pode ser causada por fungos ou alergias e é justamente agravada durante o inverno pela diminuição do manto de proteção da pele.  Apesar de não ser uma doença grave, ela gera muita coceira e pode causar manchas brancas pelo corpo, com aparência desagradável. Evite cocar as lesões, use hidratantes e principalmente procure o dermatologista, pois cada pessoa precisa de um tratamento específico.
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta