Jornada “Na cidade sem meu carro”

Please select a featured image for your post

A Jornada Internacional “Na cidade sem meu carro” acontece hoje, dia 22, e será marcada por uma série de eventos em Campinas, integrando as atividades da Semana Municipal de Trânsito. O objetivo é buscar uma mobilização mundial para refletir sobre o modelo de mobilidade vigente na sociedade contemporânea, centralizado nos automóveis.

A iniciativa tem a proposta de sensibilizar a sociedade para que, por um dia, deixe de usar o carro e descubra novas formas de deslocamento, como ir a pé, bicicleta, transporte coletivo ou caronas programadas.

Entre as atrações programadas estão a intervenção artísticas “Setamanco”, da artista plástica Lia Chaia, que ocorre na Rua Lidgerwood, das 9h às 16h. A via será fechada ao trânsito de veículos e os visitantes poderão utilizar tamancos de madeira em formato de setas (frente, atrás, direita e esquerda), para percorrerem um percurso definido na rua. Alunos de escolas de Campinas vão visitar o evento artístico, participarão de oficinas educativas e poderão conferir apresentações teatrais.

No auditório do Ceprocamp (ao lado da Estação Cultura), será realizado o Seminário “Acidente x Velocidade: um olhar a partir da mecânica e cinética”, das 13h às 17h. O evento é aberto ao público e faz parte do ciclo de palestras “Conversas sobre a Mobilidade Urbana”. Participam o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Celso Arruda, e o professor-doutor do Instituto de Física da Unicamp, Julio Cesar Hadler Neto.

A EMDEC vai adotar hoje a aplicação da Lei de Compensação do Carbono, como forma de compensar/neutralizar os impactos ao meio ambiente com a realização de todos os eventos da Semana Municipal do Trânsito. Durante o seminário serão distribuídas 200 mudas de árvores. Mas de acordo com a EMDEC, se aplicados os cálculos apontados pela Lei, a Empresa deveria plantar 30 mudas.

Outra ação de responsabilidade socioambiental será a proibição da entrada de veículos particulares no estacionamento da EMDEC, como forma de incentivo ao uso de deslocamentos alternativos.

Organizado pela Eco Bikers, outro evento que marca a Jornada na Cidade sem meu carro é a Bicicletada Campinas, uma iniciativa que acontece em várias cidades do Brasil e do mundo. O objetivo é chamar a atenção da população para o reconhecimento da bicicleta como meio de transporte nas cidades.

A Bicicletada vai percorrer ruas sem nenhum tipo de isolamento, fazendo com que carros e bicicletas compartilhem o mesmo espaço, uma prova de que é possível diminuir o número de veículos na cidade.

Confira a íntegra da Semana Municipal de Trânsito de Campinas no site www.emdec.com.br

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta