Leitura para bebês

Please select a featured image for your post

É consenso que a prática da leitura é adquirida desde a infância e não tem quem se oponha a tal informação. A leitura propicia o contato da criança com estruturas sintáticas muito mais complexas do que as usadas no cotidiano, o que as possibilitam desenvolver formas mais amplas de se expressar e conhecer o mundo, favorecendo o desenvolvimento cognitivo.

Para trazer esta discussão ao Brasil e estimular programas focados nessa faixa etária, o Instituto Alfa e Beto (IAB) está promovendo um debate com dois dos maiores especialistas mundiais no assunto, dia 21 de agosto, em São Paulo, na Bienal Internacional do Livro.

David Dickinson, professor e pesquisador da Universidade de Vanderbilt (EUA) e Perri Klass, pediatra, escritora e professora de pediatria e jornalismo da Universidade de New York (EUA), estarão na Bienal para falar das evidências científicas da influência da leitura precoce sobre a inteligência e desempenho escolar posterior. João Batista Oliveira, presidente do IAB, completa o time de palestrantes.

Livros permitem aos adultos conversar com as crianças sobre uma variedade maior de temas do que a que surge espontaneamente no dia a dia, possibilitando, também, novas abordagens sobre questões cotidianas, já que resgatam sentimentos, medos, sonhos, emoções, opiniões de outras pessoas e realidades que não estão no dia a dia da criança.

Até os três anos, estímulos e condições adequadas são fundamentais para assegurar o pleno desenvolvimento. A quantidade e qualidade dos estímulos recebidos nessa fase podem determinar diferenças de vocabulário que variam de três mil a dez mil palavras, quando elas chegam à idade escolar. Aos dez, as diferenças no desempenho escolar são bem perceptíveis.

Além do seminário, o IAB apresenta na Bienal, a Biblioteca do Bebê, em que serão demonstradas as melhores técnicas de leitura para as diferentes faixas etárias. No espaço, também há o lançamento de uma cartilha explicativa sobre a melhor maneira de ler para cada idade, uma coleção de livros adequada para crianças de até três anos e um catálogo com os "Guia IAB de Leitura para a Primeira Infância: os 600 livros que toda criança deveria ler antes de entrar na escola".

Serviço
Data: 21/08/10 – das 11h às 13h
Local: Bienal será no Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana – São Paulo – SP – CEP 02012-021
Telefone: 11 2226-0400
Stand será na Rua O, nº 23
Seminário: Auditório Monteiro Lobato
Inscrições no site: http://www.alfaebeto.org.br

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.