Manchas de pele

Manchas de pele são marcas que costumam aparecer nas áreas mais expostas do corpo, como rosto, ombros, colo e dorso das mãos. Podem ser claras, escuras ou apresentar outras colorações. Tudo vai depender das causas, que também podem ser diversas.
Elas podem ser causadas por uma série de fatores externos, como exposição inadequada ao sol , envelhecimento precoce e falta de cuidados com a pele, mas também podem ter causas hormonais e genéticas.

Para evitar essas marcas que podem incomodar tanto e atrapalhar a autoestima, é fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele que inclui hábitos como uso diário de protetor solar, hidratação, alimentação equilibrada.
Saber quais são as causas mais comuns das manchinhas ajuda a prevenir o problema e buscar o tratamento quando necessário . Conheça as causas mais comuns:

1. Exposição ao sol
A exposição inadequada ao sol é uma das principais causas de manchas no rosto, dorso das mãos , colo e costas. Se a pele não está protegida, os efeitos dos raios UVA e UVB agridem a região e a produção de melanina aumenta, marcando a pele.

2. Envelhecimento precoce
Se você não inclui os cuidados com a pele na sua rotina, é bem provável que você enfrente o processo de envelhecimento precoce – quando a região passa a ter manchas, rugas e flacidez antes da idade esperada.

3. Acne
A acne é uma inflamação que geralmente aparece nas peles mais oleosas e pode deixar marcas permanentes na região dependendo da intensidade. Parar de cutucar a pele quando elas surgem é uma forma de impedir as manchas.

4. Falta de cuidados com a pele
A falta de cuidados com a pele pode causar manchas e uma série de outras complicações. Lembre-se de tirar a maquiagem , passar protetor solar (mesmo em dias nublados) e hidratar bem. Também é importante evitar o contato com produtos que podem ser agressivos para a pele.

5. Fatores genéticos e hormonais
Manchas na pele também podem ser causadas por fatores genéticos e hormonais, como é o caso do melasma – manchas escuras que aparecem no corpo, principalmente no rosto, comum em mulheres entre 20 e 50 anos.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta