Melhor jeito de crescer

Apesar dos avanços tecnológicos terem trazido diferentes formas de entreter as crianças, o ato de brincar continua sendo muito importante, pois é assim que elas descobrem o mundo e desenvolvem diversas capacidades. Dessa forma, a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga ressalta que é essencial que os educadores levem a sério tal ato, não só para um melhor processo de aprendizagem, mas também para a evolução dos pequenos como seres humanos. “Nosso papel é orientar este processo com projetos que ajudem no desenvolvimento e nas habilidades específicas de cada faixa etária”, afirma.
Segundo a especialista, as crianças exercem funções sociais enquanto brincam. “Isso ocorre porque, no interior de uma brincadeira, elas acabam distinguindo vários tipos de reação grupal e estimando as consequências agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam”, explica. Além disso, é neste momento que os pequenos exploram características de personalidade, fantasias, medos, desejos e criatividades, elaborando o mundo exterior a partir do seu campo de visão.
Por fim, Ana Regina ressalta que as crianças precisam de brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e lateralidade. “Nossos pequenos estão em uma fase de descoberta, e a brincadeira caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus familiares e amigos”, conclui.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta