Morango traz diversos benefícios à saúde

O morango é uma das frutas mais ricas em vitamina C e polifenois (que combatem os radicais livres) e tem influência na formação e resistência dos ossos, dentes e tecidos. Seus nutrientes favorecem também a cicatrização de ferimentos, auxilia no tratamento de gota e reumatismo e é muito eficiente contra infecções do fígado, garganta e sistema urinário.

A fruta contém ainda grande quantidade de pectina e outras fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol. Até as sementes da fruta são importantes para a saúde, pois possuem fibras insolúveis que ajudam a evitar a prisão de ventre. Já as folhas do morango podem ser aproveitadas no preparo de chá, que ajuda a purificar o sangue, fortalecer o sistema nervoso e atua como excelente diurético.

Também estão presentes em sua composição a vitamina B5 (niacina), que colabora com a saúde da pele, aparelho digestivo e sistema nervoso e o ferro, que é importante para a formação do sangue.

Antes do consumo da fruta, alguns cuidados devem ser tomados para garantir uma boa higienização, principalmente por que o morango é um fruto rasteiro. “O ideal é limpar os frutos com água corrente e, se possível, deixá-los de molho em água acidificada – com limão ou vinagre – durante 15 minutos”, aponta o nutricionista Diego Soares, do Oba Hortifruti.

Além disso, a recomendação é que os morangos não fiquem guardados por muito tempo. Na geladeira, a indicação é o período de três dias sem que tenham sido lavados, pois a água favorece o apodrecimento.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta