Música Brasileira


Com o propósito maior de divulgar a música de concerto produzida no Brasil nos últimos 50 anos e homenagear compositores consagrados que, aos 70 ou 80 anos, continuam criando obras da melhor qualidade, a Orquestra de Câmara da Unicamp abre neste dia 31 a série Panorama da Música Brasileira.

Os concertos, com regência de Simone Menezes, serão realizados duas vezes por mês ao longo de 2011, respectivamente na Casa do Lago e no Sesc-Campinas. Os homenageados nesta apresentação de abertura no campus, às 18 horas, são os compositores Mário Ficarelli e Eduardo Escalante, que estarão presentes para um bate-papo informal com o público.

Mário Ficarelli, um dos homenageados, tem em seu catálogo mais de 60 composições escritas para quase todas as formações instrumentais: câmara, vocal, coral, cênica e sinfônica. Ele conquistou vários prêmios e possui diversas obras editadas no Brasil e no exterior. Hoje é professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde foi eleito para chefiar o Departamento de Música em 1997.

Eduardo Escalante é compositor, regente, folclorista e professor também aposentado pelo Instituto de Artes da Unesp. Autor de mais de 300 obras, compôs para quase todos os gêneros musicais, com uma produção em que se destacam a Sinfonia nº 1, o poema coral-sinfônico Sertões, três concertantes, 18 prelúdios para piano, 14 duos para instrumentos diversos, trios, quartetos e a ópera O Pagador de Promessas.

Foto: Antônio Scarpinetti

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!