Mutirão da mamografia em Campinas

Please select a featured image for your post

No próximo sábado, dia 30 de maio, acontece mais um mutirão de mamografia com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As mulheres vão poder contar com sete locais para a realização do exame, que permite detectar precocemente lesões sugestivas de câncer.

De acordo com Fernando Brandão, coordenador da saúde da mulher, serão realizados cerca de 2,2 mil exames. “A oferta por este exame na rotina da rede pública de saúde de Campinas é de aproximadamente 1,8 mil procedimentos por mês, cerca de 30 mil por ano. Nos casos de suspeita de câncer, as pacientes são atendidas de forma rápida em unidades especializadas em mastologia”, afirma o médico.

Posteriormente, os casos com lesões sugestivas serão encaminhados para o ambulatório especializado de mastologia para realizar outros exames. Para realizar a mamografia na rede pública de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no centro de saúde para se orientar sobre quando devem começar os seus controles mamográficos.

O controle do câncer de mama avançou muito nos últimos 12 anos em Campinas. Um dos motivos foi a criação de um ambulatório especializado em mastologia, que passou a dar suporte para as unidades de saúde. Como consequência, tiveram um aporte aumentado de acesso a exames de mamografia. Em 1996, eram 1,5 mil exames anuais. Em 1998, 18 mil e, em 2007, cerca de 28 mil. No município, as mulheres são atendidas no Hospital Celso Pierro (PUC), na Maternidade de Campinas e na Policlínica II.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de mulheres descobrem que estão com câncer de mama ,em todo o mundo ,anualmente. Em Campinas, são 120 cânceres de mama por ano. No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2008.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!