National Geographic Brasil

De 17 a 31 de outubro, o Iguatemi Campinas recebe a exposição “National Geographic Brasil – 13 anos”, como parte da programação do 7º Festival Hércule Florence de Fotografia. Instalada no foyer do Teatro Brasil Kirin, no terceiro piso do shopping, a mostra reunirá as imagens mais marcantes produzidas pelos fotógrafos da edição brasileira da revista National Geographic durante os 13 anos da publicação.
Com curadoria da diretora e editora de arte da revista, Cristina Veit, serão apresentadas 42 imagens dos fotógrafos que compõem o staff da “National Geographic Brasil. São eles: Adriano Gambarini, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Roberto Linsker e Rodrigo Baleia. As fotos trazem personagens anônimos e paisagens únicas que retratam o modo de vida, a fauna e a flora brasileiros.
Além da mostra, serão realizados dois encontros com profissionais da revista. O primeiro bate-papo, fechado para convidados, acontecerá no Teatro Brasil Kirin, durante o coquetel de abertura da exposição, no dia 16, com a participação dos fotógrafos Adriano Gamberini e Roberto Linsker e da diretora e editora de Arte da revista, Cris Veit.
Uma segunda conversa, desta vez aberta ao público, será realizada no dia 18, às 19h, no auditório da Livraria Cultura, localizada no primeiro piso do shopping, com os fotógrafos João Marcos Rosa e Izan Petterle e com o editor da National Geographic, Ronaldo Ribeiro.
A exposição poderá ser visitada gratuitamente de terça a sábado das 13h às 21h e aos domingos, das 12h às 20h.

Sobre os fotógrafos

Adriano Gambarini: Fotógrafo e escritor, autor de 11 livros de fotografia. Administra a Gambá Imagens na produção de livros e licenciamento de suas imagens. Colunista do site OECO, é formado em geologia com especialização em espeleologia.

Izan Petterle: Fotógrafo desde 1975, já recebeu quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo e dois prêmios Best Edit, concedido pela National Geographic norte-americana pelo melhor ensaio fotográfico produzido para as edições internacionais.

João Marcos Rosa: Fotógrafo e jornalista. Desde 1998 se dedica a documentar a natureza e a cultura brasileira. Seus trabalhos são publicados na National Geographic nos EUA, Alemanha e Espanha. É autor dos livros “Harpia” e “Fauna de Carajás”, publicados pela Nitro Imagens, editora e agência de fotografia, da qual é um dos fundadores.

Luciano Candisani: Fotógrafo especializado em temas da natureza há 16 anos. Recebeu cinco Prêmios Abril por reportagens publicadas na revista National Geographic Brasil. É autor de seis livros e centenas de matérias em diversos países.

Maurício de Paiva: Fotógrafo documental, tem na bacia Amazônica seu cenário em antropologia-visual, socioambientalismo e arqueologia. Em 2009, publicou o livro Amazônia Antiga. Em 2011, recebeu o Prêmio Abril pela reportagem Amazônia ano 1000. Desde 2009 trabalha no projeto Futebol & Alarido, documentando o esporte sob a ótica da cultura.

Roberto Linsker: Fotógrafo e editor, é o criador das coleções Brasil Aventura, Cuidados pela Vida, Tempos do Brasil e Fotógrafos Viajantes. Na Terra Virgem Editora, desenvolve os projetos que não cabem em uma revista. Dedicou-se por dez anos ao projeto Mar de Homens, documentando a pesca artesanal no Brasil.

Rodrigo Baleia: Fotojornalista ambiental há mais de dez anos. Trabalha regularmente para organizações não-governamentais como Greenpeace. Seus projetos pessoais são distribuídos por agências como a Gettyimages, ZumaPress e Folha Press.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!