Nova York comemora o ano novo lunar

O ano novo lunar, celebrado este ano em 1º de fevereiro, marca o início da primavera e do ano novo para chineses, coreanos, vietnamitas, tibetanos, mongóis e uma série de outras culturas asiáticas que seguem o calendário chinês lunissolar. Cada país tem um nome diferente para o feriado (Festival da Primavera, Tet, Seollal e Ano Novo Chinês, entre outros), que homenageia divindades e antepassados, e a celebração adequada do evento garante um ano próspero. Um dos 12 animais do Zodíaco Chinês representa cada ano lunar e, em 2022, é o ano do tigre, que simboliza a força e a bravura.

A considerável população asiática de Nova York garante que não há falta de maneiras de celebrar o ano novo lunar na cidade. É possível apoiar as empresas de propriedade asiática, ver a programação em instituições culturais em toda a cidade, assistir a danças do leão e a celebrações com fogos de artifício em qualquer um dos cinco distritos da cidade.

Battery Park City
3 a 5 de fevereiro
Serão três dias de exposição de esculturas no gelo; no último dia, em conjunto com o Centro Cultural Chinês de Nova York, as crianças podem fazer lanternas típicas.

Chinatown, Manhattan
Várias datas e locais
Chinatown criou um guia de compras temáticos para a área, que podem ser encontradas em seu site. Inclui lojas de bugigangas, de plantas e locais para experimentar comidas tradicionais.

Terça-feira, 1 de fevereiro, e domingo, 20 de fevereiro
Dois dos maiores eventos lunares da cidade no ano novo: a Cerimônia de Fogo & Festival Cultural, e o Desfile & Festival do Ano Novo Lunar do ano novo. Ambos iluminam o bairro com apresentações, procissões, decorações coloridas e muito mais.

Crown Heights, Brooklyn
Sábado, 5 de fevereiro
O Brooklyn Children’s Museum tem programação para todas as idades. Será possível aprender sobre a tradicional festa de ano novo lunar por meio de apresentações, workshops de caligrafia, shows de marionetes, entre outros.

Flushing, Queens
Terça-feira, 1 de fevereiro, até quarta-feira, 16 de fevereiro
No popular Flushing Town Hall, a comemoração do ano novo lunar retorna presencialmente com uma exposição de arte, festival de cinema chinês e concertos.

Sábado, 5 de fevereiro, do meio-dia até 15h
O Queens Botanical Garden junta-se àqueles que procuram boa sorte no ano novo com uma tarde de atividades, incluindo danças de leões, caçadas, projetos de arte da comunidade e narração de histórias dos animais zodiacais.

Hudson Yards
As lojas em Hudson Yards contarão com lanternas gigantes em todo o seu espaço. No primeiro andar, as danças do leão e as exposições ocorrem aos sábados até 14 de fevereiro — performances que são realizadas em parceria com Centro Cultural Chinês de New York.

Lincoln Square
Terça-feira, 8 de fevereiro, 19h30, Alice Tully Hall
O maestro coreano-canadense Earl Lee lidera um programa especial de ano novo lunar— uma tradição anual do Lincoln Center desde 2012 — com a Filarmônica de Nova York, que inclui a abertura do Festival da Primavera, de Li Huanzhi, a Fantasia de Carmen, de Bizet, e a Nostalgia, de Ma Sicong.

Long Island City, Queens
Todos os domingo, até 6 de fevereiro
A Long Island City Partnership tem curadoria especial para eventos divertidos, promoções e performances de empresas locais, organizações e instituições culturais.

Sábado, 29 de janeiro
No parque de esculturas, uma caça ao tesouro pelos jardins do parque e suas obras de arte foi projetada para explicar o ciclo lunar. Faça misturas de chá com as ervas que crescem no jardim do parque e participe de uma oficina de esculturas.

Randall Manor
Sábado, 29 de janeiro
O Staten Island Museum e o Centro de Desenvolvimento da Comunidade Coreana oferecem uma oportunidade para explorar a criatividade fazendo ornamentos, caligrafia e muito mais. Os saquinhos com doces coreanos estarão disponíveis.

Sábado, 29 de janeiro, e domingo, 30 de janeiro
No Staten Island Children’s Museum, as crianças vão aprender a fazer dragões de papel. Em 29 de janeiro, uma demonstração de kung fu será realizada.

Para mais informações sobre o destino, acesse nycgo.com

Foto: Jordana Bermudez, NYC & Company