O consumo dos brasileiros

Please select a featured image for your post

O Estudo “Comportamentos de Consumo das Classes Sócio-Econômicas”, realizado pelo Instituto de Pesquisas Fractal, aponta que o consumidor está cada vez mais exigente e racional e mostra que a crise já influencia em seu comportamento. O consumidor, revela o estudo, está em busca de qualidade suficiente, muito sensível a preço e consciente no exercício de seu poder de compra.
De acordo com a pesquisa, a demanda das classes mais baixas (D e E) se apresenta ativa nos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, vestuário, eletrodomésticos, construção civil, higiene/limpeza e cosméticos.

Ao analisar as classess C e B, cuja renda familiar mensal média é de R$ 861 a R$ 1.318 no primeiro caso, e de R$ 2.256 a R$ 3.994 no segundo, os gastos em 2009 ultrapassarão o básico, mas com determinadas restrições. A intenção se focará em imóveis, construção civil, entretenimento e cultura, e alimentos. No caso das idas ao supermercado, elas serão maiores, porém com menores gastos, pois o consumidor tende a buscar marcas mais baratas.

Outros gastos listados no estudo são eletrodomésticos e vestuário (para reposição), enquanto estarão em redução o consumo de serviços, como escola, dentista e saúde. "Em carros, as classes C e B comprarão usados em bom estado ou novos, com prioridade para modelos econômicos. É preciso lembrar que o consumo dessa parcela da população é muito dependente de crédito e, portanto, guardará relação com a oferta de financiamentos de seus preços e prazos”, complementa Celso Grisi.

Já no topo da pirâmide, as pessoas da classe A1, com renda familiar mensal média de R$ 14.950, direcionarão seus gastos em 2009 para o turismo interno, em detrimento do externo, por conta da desvalorização do real frente ao dólar. Além disso, a demanda será maior para marcas premium, carros importados, imóveis (para reserva de valor), segurança e as despesas no domicílio, já que a taxa de permanência no lar deverá aumentar, de acordo com o levantamento.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta