O corpo fala

Muitas vezes nosso corpo tenta nos mostrar quando há falta de vitaminas ou nutrientes, e é preciso estar sempre atento aos sinais. Essa deficiência pode surgir pela falta de ingestão dos alimentos fontes desses micronutrientes, ou até mesmo pela forma de preparo escolhida como, por exemplo, o consumo de legumes e verduras cozidos, que diminui o teor da Vitamina C presente nos alimentos. Todos estão sujeitos a deixar passar despercebido alguma deficiência nutricional, até mesmo pessoas que possuem o hábito da alimentação saudável e consomem diariamente frutas, verduras, legumes e hortaliças.

Essa falta de ingestão de todos os nutrientes necessários é popularmente conhecida como “fome oculta”. Ou seja, o organismo necessita da ingestão de um ou mais nutrientes para manter o funcionamento correto, e direciona o sentimento de “fome” ao cérebro, mas ele é incapaz de distinguir qual alimento você deve sentir vontade de comer. 
Segundo a consultora nutricional Gabriela Forte, da Sundown Naturals, cada sinal pode demonstrar uma deficiência diferente:
– Pontos vermelhos na pele e nas mucosas e extravasamento de sangue causado por ruptura de vasos, sangramento da gengiva e dor articular podem ser sinais de ausência de Vitamina C;
– Pele seca e descamada e inflamação nas pálpebras devem ser observados, sinalizam uma provável carência de Complexo B;
– Cabelos secos e sem vida, falta de Zinco;
– A falta de Magnésio no organismo pode ser alertada pelos sintomas retenção de liquido, mudança de humor e pouco apetite;

É sempre de extrema importância que o profissional de saúde, juntamente com o indivíduo avaliado, concluam os motivos da deficiência de vitaminas ou nutrientes no organismo do paciente, para que depois o profissional prescreva o melhor tratamento, caso seja necessário a suplementação nutricional.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta