Obama toma posse hoje

Nesta terça-feira, dia 20, a partir das 12h (15h de Brasília), os Estados Unidos receberão seu 44º presidente, o primeiro líder negro em toda a sua história. Barack Obama tomará posse nesse horário e, em seguida, fará o trajeto do desfile do Capitólio até a Casa Branca ao lado se seu vice, Joe Biden.
A estimativa é de que a participação do público bata recordes, isso porque a identificação dos americanos com Obama atinge diversas classes políticas . De acordo com pesquisa divulgada pelo jornal Washington Post e pela rede de TV ABC, 62% dos republicanos têm planos de acompanhar a posse, em relação aos democratas, esse número chega a 90%.
Segundo levantamento da rede CNN, seis em cada dez republicanos disseram que o evento deixou o âmbito político para se tornar uma celebração de apoiadores de Obama. Porém, seis em dez americanos acreditam que o evento é uma celebração de todos os cidadãos por verem a democracia em ação. Na posse de George W. Bush, em 2001, apenas 25% do público pensava assim.
Obama, um político inexperiente, de 47 anos, recém-saído de seu primeiro mandato como senador, conquistou a empatia e confiança de pessoas em todo o mundo e agora se prepara para enfrentar uma séria crise financeira em seu país. Entre suas árduas tarefas está melhorar a auto-estima de seus cidadãos, recuperar a imagem dos Estados Unidos e aliviar uma crise econômica comparada à depressão de 1929.

O discurso

Em seu primeiro pronunciamento empossado, Barack Obama falará por cerca de 20 minutos e deverá focar na necessidade de uma nova mentalidade para o país. O tema do discurso como presidente é "o renascimento da liberdade", em homenagem ao 200º aniversário de Abraham Lincoln. A inspiração do tema partirá também de Franklin Roosevelt, que governou durante a última grande crise.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta