Oculos limpinhos

Seja de grau ou escuro, os óculos precisam de cuidados diários para se manterem bem conservados. Extremamente delicados, estes acessórios exigem não apenas um manuseio zeloso, mas limpeza adequada, que ajuda a prolongar a sua vida útil. Por isso, para evitar arranhões nas lentes, a parte mais sensível, algumas precauções devem ser seguidas na hora da higienização.
De acordo com Leandro Escudeiro, gerente de marketing da Óticas Diniz, o primeiro passo é lavar bem as mãos com água corrente e um sabonete líquido ou em barra de boa qualidade. “Isso para deixar a pele livre da sujeira ou produtos como cremes hidratantes, óleos ou outras substâncias que possam ser repassadas ao objeto”, explica. Ele ressalta, ainda, que a etapa seguinte é higienizar o acessório com água corrente, num fluxo constante e suave, sem esfregar. “A ducha da torneira remove a poeira e os demais resíduos, evitando riscos nas lentes. Não é recomendável o uso de água quente, pois o revestimento de alguns modelos de armações pode ser modificado”, alerta Escudeiro.
O especialista também esclarece as principais dúvidas em relação ao processo de limpeza:

Pode lavar com água?
Segundo Escudeiro, o melhor jeito de eliminar todas as impurezas é, justamente, com água corrente, de preferência gelada, utilizando sabão ou sabonete neutros. “Deixe o álcool e a acetona de lado, pois são produtos gordurosos com substâncias químicas que podem danificar as lentes”, afirma.

Roupas ajudam a eliminar a sujeira?
Os fiapos de roupas, seja a barra de uma camiseta, manga da camisa ou da calça, podem causar danos permanentes. “Por isso, utilize sempre a flanela para eliminar a sujeira superficial das lentes e não riscá-las”, orienta o especialista.

Lencinho é suficiente para limpar os óculos?
Escudeiro ressalta que os paninhos que acompanham o acessório no momento da compra bastam para realizar uma limpeza mais superficial, principalmente em casos de marcas de dedos ou de pequenas sujeiras. O lenço deve ser armazenado sempre dentro da caixinha para evitar que fiquei empoeirado rapidamente.

É preciso higienizar sempre os óculos?
Por fim, o especialista afirma que o objeto deve ser limpo diariamente, não apenas as lentes, mas, também, as plaquetas (suporte para o nariz) e as extremidades da orelha, uma vez que a área do rosto acumula muita poeira e óleos naturais que a própria pele produz.  

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!