Oficinas Culturais

Please select a featured image for your post

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Escola Municipal de Cultura e Arte em parceria com a Associação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (ASSAOC), realiza a partir da segunda quinzena de setembro, três oficinas culturais gratuitas: Oficina de Clowns – Criando Personagens Cômicos; Oficina de Teatro “O Corpo em Cena” e a Oficina de Percussão e Cultura Brasileira para Educadores.

As inscrições para as oficinas poderão ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 17 de agosto, até o dia 11 de setembro, na Secretaria Municipal de Cultura, no 15° andar do Paço Municipal, na Avenida Anchieta, nº 200 ou pelo e-mail emcea@bol.com.br 
Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina.

As oficinas serão realizadas em oito encontros que devem durar cerca de um mês e meio na Estação Cultura e no Barracão Espaço de Investigação do Movimento.

Clowns

De 16 de setembro a 4 de novembro, a Oficina Clowns – Criando Personagens Cômicos é direcionada para maiores de 16 anos interessados em teatro e circo. Sob a coordenação do artista Alexandre Cartianu, a oficina tem como objetivo criar e desenvolver personagens cômicos baseados no clown – linguagem do palhaço tradicional de circo.

A oficina mantém a tradição cultural do personagem cômico circense, além de permitir aos alunos participantes a vivência do clown e expressão artística.

As aulas serão expositivas com apresentação de um breve histórico do clown da tradição circense e demais tipos de clowns; e práticas onde os alunos construirão seus próprios personagens por meio da caracterização do figurino e da personalidade, saindo às ruas para vivenciar e desenvolver seus repertórios em contato com o público. As inscrições serão aceitas até o 15 de setembro.

Corpo em Cena

A Oficina de Teatro é destinada aos artistas maiores de 18 anos, interessados em utilizar técnicas corpóreas como dança, circo, ginástica, entre outras, como treinamento para o ator.

As aulas começam no dia 17 de setembro e vão até 5 de novembro, todas as quintas-feiras, das 19h às 22h, no Barracão Espaço de Investigação do Movimento.

Coordenada por Rafael Souza, a oficina será desenvolvida por meio de exercícios corporais visando alongamento, força muscular e aumento da expressividade. Além de abordar jogos/dinâmicas corporais, e exercícios que possibilitem a experimentação do corpo poético em cena através de exercícios em cima de cenas de Shakespeare. Os interessados têm até 16 de setembro para efetuar as inscrições.

Percussão e Cultura Brasileira

Coordenada pela percussionista e arte educadora Marta Jardim, a Oficina de Percussão e Cultura Brasileira para Educadores tem como intuito possibilitar a vivência e difusão da cultura popular brasileira, com ênfase na musicalidade (percussão), transformando-os em ferramentas pedagógicas na educação formal e não formal.

A oficina contribui para a difusão da diversidade do universo cultural brasileiro, a conscientização de valores e ancestralidade, inserção dos indivíduos como cidadãos na sociedade (socialização), além de melhorar a autoestima e desenvolver a sensibilidade artística e a criatividade dos participantes.

As aulas contarão com abordagens teóricas (histórico, conceitos e análises de áudios) e atividades práticas: vivências rítmico-corporais, construção de instrumentos, cânticos e danças regionais. Ao final da atividade está prevista uma apresentação pública.

As aulas serão realizadas na Estação Cultura, todas as quartas-feiras, de 16 de setembro até 4 de novembro, das 19h às 22h.

Serviço:
Barracão Espaço de Investigação do Movimento
Rua Dr. José Campos Novaes, 177, Bairro Guanabara
Estação Cultura
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta