Oftalmologia infantil

Neste mês, o Instituto Penido Burnier, primeiro hospital oftalmológico do Hemisfério Sul, completa 95 anos. Para celebrar a data, o hospital acaba de firmar parceria com a OneSight, uma ONG internacional que está presente em 40 países e já beneficiou mais 8,5 milhões de pessoas no mundo. Com isso, o hospital irá oferecer consultas oftalmológicas, óculos de grau e de sol gratuitos às crianças matriculadas nas escolas públicas e municipais, a fim de reduzir os problemas de visão na infância que, tanto em Campinas quanto em muitas outras cidades do país, são agravados pela falta de oftalmologistas no SUS – Sistema Único de Saúde.
De 19 a 22 de maio, 16 médicos do Instituto e oito consultórios estarão envolvidos no atendimento de 1.600 crianças com idade entre 6 e 10 anos. "A novidade do programa é a criança sair da consulta com os óculos", afirma o oftalmologista e presidente do hospital, Leôncio Queiroz Neto. "Trata-se de uma primeira edição que deve ser repetida anualmente", completa.
O lançamento do programa ocorre no dia 18 de maio, segunda-feira, a partir das 18h30, no anfiteatro do hospital. Além de Queiroz Neto, estarão presentes na cerimônia Elvira Abreu, presidente da fundação do hospital; Luca Lisandroni, presidente da Luxottica – empresa responsável pela ONG; Jonas Donizette, prefeito de Campinas; Milton Ruiz Alves, presidente do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia); e Bento Alcofarado, presidente da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica).

Visão em Campinas
– Segundo o último censo do IBGE, 151 mil pessoas apresentam problemas de visão; quase metade tem menos de 10 anos;
– Dos 15 mil campineiros com grande dificuldade de enxergar,  um em cada três tem  menos de 10 anos, também de acordo com o censo do IBGE;
– O uso de óculos melhorou o rendimento escolar de 51% das crianças; 57% passaram a se concentrar mais; e 49% começaram  a finalizar tarefas que antes não terminavam.*

*resultado de uma pesquisa conduzida com 950 crianças, um ano depois da doação de óculos no projeto social Mais Visão, desenvolvido pelo Instituto Penido Burnier. 

 
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!