ONG na Ceasa completa 26 anos

Please select a featured image for your post

A Associação dos Permissionários da Ceasa (Assoceasa) e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) completam 26 anos este mês. Para comemorar a data, um jantar acontece nesta sexta-feira, dia 20, no Tênis Clube de Campinas. Entre os presentes, participam entidades assistenciais, representantes do poder público e do legislativo.

O ISA é uma Organização Não-Governamental (ONG) que funciona dentro da Ceasa-Campinas coletando e distribuindo hortifrutis. A ONG foi fundada oficialmente em 1994, mas as ações para organizar a arrecadação e a entrega de doações começaram em 1984, por meio da Assoceasa, entidade que organiza e representa os permissionários da Ceasa.

A partir de 2005, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. A distribuição, que era feita em um local próximo do entreposto com muitas filas, foi descentralizada. Esta reestruturação ampliou de dois mil para 12,5 mil o volume de beneficiados semanalmente pelo programa e as frutas, verduras e legumes – doadas pelos permissionários da Ceasa – passaram a ser entregues em mais de 80 bairros de Campinas.

“Quando o ISA começou coletávamos 30 a 40 toneladas por mês, hoje são 300 mensalmente, um aumento que mostra este amadurecimento. Os permissionários da Ceasa ganham por repassarem ao ISA todo o excesso que poderia ir parar no lixo. O meio ambiente é favorecido, pois estes alimentos não vão mais para o aterro e, claro, ganham as famílias e as entidades que precisam e toda sociedade”, avaliou o atacadista José Antônio Fernandes da Silva, o Mineiro, presidente e um dos fundadores do ISA.

Os alimentos são recolhidos diariamente e transferidos ao prédio da ONG. No ISA, são selecionados e higienizados. Nos bairros, as famílias já sabem o dia da entrega e são cadastradas e acompanhadas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta