Orgulho para Campinas

Muita gente não sabe, mas o primeiro Cartório de Campinas, na época Villa de São Carlos – a cidade só recebeu o nome de Campinas em 1830 – foi instalado no dia 15 de junho de 1798. E essa é exatamente a razão de ter sido designado 1º Cartório de Notas de Campinas.
À época, o responsável ou titular desse cartório, era designado por Tabelião, que decorre dos mais longínquos tempos, como pode-se observar na história antiga egípcia como romana. Ao lado do imperador, sempre havia um “escrivão” que ia anotando ou escrevendo tudo o que aquele queria deixar registrado para a população ou mesmo sua própria história.
Houve épocas em que passou a ser designado, no Brasil, de Escrivão, em alusão ao passado histórico, mas desde a década de 70 firmou-se, de vez, por Tabelião (originário das escritas e escrituras nas tábulas…).
Desde 1948, o 1º Cartório de Notas da cidade está sob responsabilidade da Família Campagnone. Primeiro com Álvaro; depois com Carmine, nomeado “Oficial Maior” em 1968 e; então, com William, nomeado Tabelião em 1988 e que, hoje, com o filho Gustavo dão continuidade à tradição familiar.
Neste ano, o 1º Tabelionato de Notas Campagnone completa 220 anos de história, retratando as operações jurídicas que foram realizadas ao longo de todo esse tempo. E é incrível imaginar que entre as Escrituras guardadas, há a de venda e liberação de escravos, atas de eleições (hoje as chamadas Atas Notariais), e assim por diante.
A mudança de endereço do tradicional centro da cidade, decorreu de antiga aspiração e objetivo de prestação de serviços ainda mais diferenciados – um dos grandes diferenciais deste Cartório – para tirar das pessoas aquela imagem antiga e desgastada, associada a lugares retrógrados, sujos, velhos e malcuidados.
Em 2018, além da comemoração dos 220 anos de instalação, o 1º Tabelionato (nome dado ao local onde encontra-se algum Cartório instalado), comemora também sua primeira década onde se encontra hoje, na Av. Jesuíno Marcondes Machado, 169, no bairro Nova Campinas. E mais, neste mesmo mês de agosto, completa-se também, 30 anos de titularidade de seu Tabelião, William Sanches Campagnone.
Não faltam motivos para encher de orgulho a nossa cidade.
.
 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!