Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Please select a featured image for your post

O Teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes vai ser palco de concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) neste sábado e domingo, dias 18 e 19. No sábado, a apresentação será às 20 horas e, no domingo, às 11 horas. O evento faz parte dos Concertos Oficias da Temporada 2009, sob a regência de Lígia Amadio, e trazem como solistas Silvia Pinotti, no corne inglês e Fernando Lopes, no piano.

Também no sábado do dia 18, às 10 horas, vai haver um ensaio aberto ao público mediante a doação de 1 quilo de alimento. Nos concertos deste fim de semana, um dos destaques das apresentações é a execução da obra de Ernest Mahle, “Concertino para corne inglês e cordas”, que foi composta e dedicada à musicista Silvia Pinotti, que será solista nesta peça.

Outro destaque é a terceira apresentação da “Série Grandes Pianistas”, Fernando Lopes, solista na peça de Franz Liszt “Concerto para Piano e Orquestra n° 1 em Mi bemol maior”. No encerramento do concerto o público vai ouvir a “Sinfonia n°1, em dó menor, op.68”, de Brahms.

As obras

O alemão naturalizado brasileiro Ernest Mahle, um dos homenageados pela Sinfônica de Campinas neste concerto, completou 80 anos em janeiro. Atualmente, Mahle vive em Piracicaba onde é fundador da Escola de Música de Piracicaba Ernst Mahle (EMPEM). Em sua extensa carreira, tem aproximadamente 2 mil obras compostas, incluindo três óperas.

De acordo com Lenita Nogueira, professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp e curadora da Sinfônica, ele veio para o Brasil em 1951, tornando-se cidadão brasileiro em 1962. Mahle é membro da Academia Brasileira de Música e ocupa a cadeira de número 6. Utilizando o folclore e a cultura brasileira na composição musical, Mahle escreveu diversas peças influenciadas pela música popular.

Já a peça de Franz Liszt, de acordo com Lenita, começou a ser esboçado em 1830, foi concluído em 1849 e revisado para sua publicação em 1857. De acordo com a curadora, ele foi um dos maiores virtuoses da história da música e soube explorar os avanços tecnológicos do piano, desenvolvendo um novo estilo de execução.

Outra obra, a “Sinfonia n°1, em dó menor, op.68”, foi escrita por Johannes Brahms, alemão nascido em 1833 em Hamburgo, que inspirou suas obras nas sinfonias de Beethoven, como explica a curadora da OSMC. Em 1862, Brahms apresentou o primeiro movimento da Sinfonia n° 1 em concerto particular, mas ainda sem a introdução lenta. Quatorze anos se passaram até que a sinfonia estreou em Karlsruhe, em 1876, sob a regência de Otto Dessoff.

Solista Silvia Pinotti

A musicista vai se apresentar com o corne inglês, um instrumento de sopro de palheta dupla, pertencente à família do oboé, porém com som mais grave. Silvia iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Piracicaba Maestro ‘Ernst Mahle”(EMPEM).
A solista alcançou o primeiro lugar no VI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil. Participou de festivais em Campos do Jordão, Tatuí, Gramado, Rio de Janeiro e Brasília. É membro da Academia Campineira de Música e tem peças de concerto dedicadas a ela pelos compositores Ernst Mahle (Concertino para corne-inglês 1999) e Raul do Vale (Tamarindo).

Solista Fernando Lopes

Pianista brasileiro, ganhou destaque nos Concursos Internacionais do Rio de Janeiro, em 1957, com o Prêmio Presidente da República. Em 1961 se destacou em Genebra com o Grande Prêmio Schelling, concedido pelo Comitê de Organização de todo o Concurso Internacional, com sede na Suíça.

Tem se apresentado em todo o Brasil, além de Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Áustria, Alemanha e Romênia, sempre com amplo sucesso de público e da crítica especializada. Em 2003 recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte o prêmio de melhor instrumentista do ano.

Regente Lígia Amadio

Lígia Amadio é conhecida internacionalmente por suas vibrantes performances. Sua atuação se estende pela Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Holanda, Hungria, Peru, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia e Venezuela.

Sua discografia reúne 11 CDs e cinco DVDs: à frente da Sinfônica Nacional, da Sinfônica da Rádio e Televisão Eslovenas e da Sinfônica de Mendoza, na Argentina. Entre eles, destaca-se a realização da coleção Música Brasileira no Tempo, uma coleção de CDs e DVDs sobre a história da Música Brasileira, distribuída para todas as escolas públicas do território nacional.

Serviço
Concerto 18 e 19 de abril de 2009
Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
Horário:
Sábado às 20 horas
Domingo às 11horas
Ensaio aberto: Sábado às 10 horas (entrada mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível)

Telefone Bilheteria do Teatro: (19) 3232 4168
Telefone Orquestra: (19) 3237 2730
Site OSMC: www.osmc.com.br

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta