Orquestra Sinfônica se apresenta este final de semana

Please select a featured image for your post

Mozart, Carlos Gomes, Barber e Stranvinsky são os quatro compositores homenageados neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de agosto, pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

Sob a regência Karl Martin, a orquestra se apresenta no sábado, às 20 horas e no domingo, às 11h, em concertos dedicados a 3ª Semana Hércules Florence. Ainda no sábado, dia 15 de agosto, a Sinfônica retorna com o ensaio aberto, às 10h, também realizado no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. Para a entrada é pedido 1kg de alimento não perecível.

Programação

Sinfonia n° 41 em Dó Maior, K. 551, “Júpiter”, de Mozart é tida como a maior peça orquestral que precede a Revolução Francesa. A obra, de 1788, foi escrita em algumas semanas em Viena e foi a última de Mozart. É baseada em quatro temas, sendo que o primeiro teria sido emprestado de uma canção de sua própria autoria.

Após ser apresentado o segundo tema, o compositor retorna ao primeiro, tratando-o como uma fuga, que é seguida pelo terceiro e quarto temas. Através da exploração de diversas sub-unidades temáticas agrupadas em forma de fuga, o discurso é encaminhado para o vistoso final, onde o compositor não mede esforços para deixar transparecer todo a sua genialidade musical.

Em Milão, Carlos Gomes compôs Il Guarany, baseada no livro de José de Alencar. A ópera ganhou destaque em 1870, despertando grande interesse no público italiano, em parte por sua temática exótica, em parte pela utilização de melodias e orquestrações pouco comuns, porém brilhantes. A ópera foi muito bem recebida, mas a Abertura, também conhecida como Protofonia, foi agregada posteriormente e nela são apresentados os diversos temas que aparecem na ópera. Neste concerto será apresentada uma versão para metais realizada pelo grupo Metallumfonia.

Adagio para cordas, de Samuel Barber, passou a ser considerada nos Estados Unidos como um canto fúnebre não oficial e já foi executada em importantes funerais como os de Franklin Roosevelt, Albert Einstein, Princesa Grace de Mônaco e John F. Kennedy, e em filmes como Platton e Amélie. Recentemente serviu como fundo musical das cenas televisivas sobre os escombros do World Trade Center. Em 1981 serviu como canto fúnebre durante as exéquias do próprio compositor em Nova Iorque.

Esse destino não era o que Barber imaginou para sua composição, escrita aos 26 anos durante uma estadia em Roma. A peça, de construção bastante simples, é baseada em uma longa linha melódica, que aparece ora nos graves, ora nos agudos. No entanto, Adagio para cordas, se tornou a obra mais conhecida de Barber.

Igor Stravinsky escreveu Circus-Polka em 1942, para um balé apresentado em um circo. A parceria rendeu uma curiosa e inovadora apresentação em que cinquenta bailarinos dividiam a arena com cinquenta elefantes.

Dois anos depois da estreia paquidérmica, Stravinsky publicou uma orquestração de Circus-Polka, que entrou para o repertório de orquestras ao redor do mundo. Foram identificados nesta peça ecos da Marcha Militar n° 1 em Ré maior, D. 733 de Schubert. Mas Stravinsky sempre negou esta relação, afirmando que a peça é na verdade uma grande sátira, no estilo dos desenhos do pintor francês Toulouse-Lautrec.

Programa:

Mozart
Sinfonia KV 551 “Jupiter”
Allegro vivace
Andante Catabile
Menuetto – Allegretto
Molto Allegro
Carlos Gomes
O Guarani – Protofonia
Adaptação do Quinteto de Metais Metallumfonia

Intervalo
Samuel Barber
Adágio para cordas
Igor Stravinsky
Circus-Polka

Serviço:
Concerto Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data: 15 e 16 de agosto de 2009 – sábado (20h) e domingo (11h)
Local: Centro de Convivêcia Cultural Carlos Gomes – Sala Luís Otávio Burnier
Ingresso: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia)
Ensaio Aberto ao Público: sábado, 15 de julho, às 10h.
Entrada mediante a 1kg de alimento não perecível.
Endereço: Praça Imprensa Fluminense s/n Cambuí – Campinas

Telefones: Teatro – (19) 3232-4168
OSMC – (19) 3237-2730
Site – www.osmc.com.br

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!