Os benefícios do abacaxi


O abacaxi é uma das frutas mais requisitadas no calor, seja pela grande quantidade de água que possui ou pela refrescância que proporciona. Além de ser bem conhecido por ajudar na digestão, ele tem uma grande quantidade de benefícios para a saúde.

Fonte de vitamina C e magnésio, o abacaxi ajuda no funcionamento do sistema imunológico, regula a atividade muscular do coração e evita o envelhecimento precoce.

A fruta pode, ainda, ajudar na redução de inflamações e colaborar com o bom funcionamento do estômago e intestino. Seu pH ácido é compatível com o suco gástrico e ajuda na digestão. Por esse motivo é sempre utilizado como acompanhamento em pratos mais pesados, como churrascos.

A maneira mais saborosa de consumir o abacaxi é em sua forma natural. Quanto mais maduro, mais docinho. Para descobrir se está no ponto é só tentar retirar uma das folhas da coroa. Se ela sair com facilidade, é sinal de que está bom.

Depois da coroa ter sido retirada, a melhor forma de descascar o abacaxi é segurando-o na vertical, ir cortando a casca em fatias, e depois o fundo. O recomendado é que seja ingerida a quantidade de 100g por dia, que possui aproximadamente 48Kcal.

Existem dois tipos de abacaxi: o Havaí e o Pérola. Com um tom de casca mais esverdeado, o interior do Havaí é bem amarelo. O Pérola costuma ser mais resistente e saboroso.  

Atividades Físicas
O abacaxi é bastante recomendado pelos nutricionistas nas dietas dos atletas, especialmente aqueles que praticam a corrida. “Por possuir grande quantidade de água em sua composição e, também, de sais mineras, o abacaxi – in natura ou o suco – ajuda a manter a hidratação e nutrição do corpo”, explica a nutricionista Daísa Pinhal. 

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!