Os benefícios do bacalhau

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Nesta época do ano, a carne vermelha cede lugar ao peixe. E o preferido é o bacalhau. Este peixe é usualmente consumido após salgado e seco, “um processo totalmente natural que garante que todas as propriedades nutricionais do alimento sejam conservadas”, afirma a nutricionista Thais Seabra.

Segundo a Dra. Seabra, da Clínica Reacciona de Piracicaba, “saboroso e de fácil digestão, o bacalhau é rico em vitaminas A, E, D e niacina, e uma excelente fonte de ferro, magnésio e fósforo. Além disso, o peixe também contém gorduras saudáveis, as chamadas ômega 3 e 6. Esses ácidos graxos são importantes para o equilíbrio d o sistema imunológico e para o controle do colesterol e triglicérides sanguíneo”, explica.

Vale ressaltar que esses tipos de gorduras boas, ômega 3 e 6, estão relacionados com a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e dislipidemias.

Mas, como em qualquer situação, o excesso deve ser evitado. “Apesar do todos esses benefícios seu consumo deve ser moderado pelos indivíduos que apresentam hipertensão arterial, pois o peixe é rico em sódio. Assim, o processo de dessalga precisa ser bem feito, visando à retirada do excesso de sal e a redução da quantidade de sódio do alimento”, conclui.

 

 

 

 

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