Os desafios de educar

Os desafios de educar filhos adolescentes na atualidade serão tema da palestra gratuita que marca o lançamento da nova versão de Adolescentes: Quem Ama, Educa!, do psiquiatra e educador Içami Tiba. A apresentação acontece no próximo dia 19 de outubro, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi.

A nova versão do best-seller – cuja primeira publicação acaba de completar cinco anos com mais de 500 mil exemplares vendidos, pela Integrare Editora – chega às livrarias de todo o País totalmente atualizada e ampliada. A obra apresenta aos pais e educadores meios para lidarem com seus filhos e alunos, sugestões para formar cidadãos éticos e responsáveis e propõe caminhos para interagir melhor com a nova geração de adolescentes que começa a ingressar no mercado de trabalho. O autor sugere ainda como administrar conflitos considerados naturais durante esta fase. O importante, segundo o especialista, é evitar que eles se transformem em confrontos, que são justamente a imposição de uma ideia sobre a outra.

Na reedição, Dr. Tiba explica que a necessidade de atualizar o livro surgiu a partir do processo da mudança evolutiva da sociedade globalizada: “nesta atualização eu deposito esperanças de que os mais belos, mesmo que ferrenhos conflitos sejam resolvidos, as dúvidas e diferenças esclarecidas, os conhecimentos sejam multiplicados – para que todas as gerações possam voar juntas.” O autor insiste nos objetivos de fazer do filho um cidadão ético e feliz para que os pais se tornem materialmente desnecessários, porém afetivamente importantes.

Adolescentes globalizados

“Adolescentes: Quem Ama, Educa!” trata diretamente da grande tarefa e responsabilidade de pais e educadores ao lidar com os adolescentes de hoje, muito informatizados, globalizados, integrados às mídias sociais e mais independentes do que os do passado. O médico psiquiatra afirma que hoje a fase da adolescência chega cada vez mais cedo – exemplo disso é o das crianças que se comportam e consomem produtos para adolescentes (a geração tween) e acaba mais tarde, com filhos formados que não se sustentam sozinhos (geração carona). “É preciso lidar com essa nova realidade e minimizar prejuízos para pais, filhos e educadores” – comenta Dr. Tiba.

Dividido em quatro partes, o livro discute temas mais do que atuais como a visão da adolescência hoje. Expõe questões interessantes como o sexo e a gravidez na adolescência, o uso de drogas, as relações entre pais e filhos, entre estudo e trabalho – questões ligadas à educação financeira, à falta de tempo dos pais e ao Ciberbullying também estão em debate.

Por fim, aponta as visíveis diferenças entre as diversas gerações, amplamente discutidas no capítulo “Avós analógicos, pais analógicos-digitais e filhos digitais”. O educador oferece uma radiografia precisa das gerações “X”, “Y” e “M”. Embora considere que existam diferenças gritantes entre as gerações, dr. Tiba pondera que uma geração é a base da outra, quer genética ou memeticamente (de acordo com o psiquiatra, “memes são unidades de herança cultural”). Através de lúcida análise, dr. Içami Tiba diz aos pais, à família e aos educadores em geral que só uma firme educação pode dar bons frutos.

Segundo o autor, mais do que classificar as gerações por meio de datas de nascimento como é feito, é preciso estar atento às suas características, pois são elas que determinam as mudanças. De acordo com Içami Tiba, “atualmente, há muitos ambientes onde convivem 5 gerações: da Belle Époque (nascidos entre 1920 e 1940), os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960), geração X (entre 1960 e 1980),Y (de 1980 a 1999) e M (de 2000 até hoje), a mais recente. O especialista comenta que é preciso mudar a forma de encarar os acontecimentos: “Não se trata mais de uma questão de certo ou errado, mas sim de diferenças. Não é uma questão de confronto, mas de conflitos de interesses a serem resolvidos. Para Tiba quanto mais as diferenças forem trocadas, absorvidas, assimiladas e praticadas, mais ricas tornar-se-ão as pessoas: “A sociedade melhorará sua qualidade de vida como um todo e a grande beneficiária será a humanidade”, completa.

Serviço
Lançamento da nova versão de Adolescentes – Quem Ama Educa, de Içami Tiba
Horário: 19h30
Local: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.