Paisagismo

O inverno está chegando ao fim e a estação mais florida do ano, a primavera, está quase começando. Esse é o momento certo para usar seus equipamentos de jardinagem. Chegou a época de preparar o gramado, os canteiros, cuidar das suas flores e das áreas verdes da sua casa. Confira abaixo quatro passos simples que transformarão sua área em um belo jardim.

Limpar, soprar e rastelar
Outono e inverno tendem a espalhar no jardim um monte de folhas, galhos, pinhas e outros detritos. O primeiro passo é limpar tudo, para, acima de tudo, dar aos gramados e aos canteiros uma chance de respirarem. A folha ocasional não constitui um perigo, mas pilhas ou camadas de folhas podem prejudicar a aeração da grama ou até fazê-la se decompor. Use um rastelo.

Folhas e todos os demais detritos orgânicos são excelentes complementos para um composto que poderá restituir o jardim como um impulso de energia biológica.

Podar as árvores
Se você tem árvores frutíferas, lembre-se que elas necessitam de podas, assim ficarão mais saudáveis para acolher os frutos. A poda deve ser realizada durante a primavera, mas tome cuidado para não fazê-la muito cedo, pois as incisões podem secar, caso a temperatura caia. Use ferramentas apropriadas para obter um bom resultado e realizar o trabalho com mais facilidade. Uma árvore frutífera é podada em cinco etapas: retire os ramos mortos (às vezes isso pode ser a única coisa que você tem de fazer); remova os ramos do cruzamento, ou seja, os galhos que encostam uns nos outros; remova caules e ramos que apontam para cima em linha reta; remova todos os ramos que estão apontando para dentro, para o tronco da árvore; se necessário, deixe a árvore menos espessa.

Aparar as cercas-vivas
A forma de obter uma boa cobertura para as cercas-vivas começa com os podadores. Essa vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser preferencialmente cortada durante o inverno ou início da primavera.

Cortar o gramado
O gramado precisa de tempo para se recuperar após o inverno. Lembre-se de não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Com uma altura de grama de 5 a 9 cm, você terá um gramado padrão e com uma bonita aparência.

Outro truque para conseguir um espaço com aparência saudável é escarificá-lo, ou seja, revolver superficialmente o solo para propiciar melhor germinação. Isto deve ser feito quando o capim começar a crescer de verdade (depois de cortar 1 ou 2 vezes), mas antes que a terra seque e endureça. A escarificação tem várias vantagens: ela puxa para cima o musgo e os materiais mortos presos nas camadas superficiais, fornecendo oxigênio para as bases. Uma camada da superfície aerada manterá o musgo e cederá para a grama energia necessária para assumir a luta contra musgos e ervas daninhas.

Na última edição da Absoluta, uma matéria completa sobre jardins. Confira a versão online neste site http://www.absoluta.com.br/revistas/gente/99/

 

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!