Para crescer é preciso se renovar

A crise para uns pode ser uma oportunidade, e para outros, um cenário de total desespero. De acordo com a diretora e coordenadora do Instituto Saber, a psicóloga Márcia Dolores Rezende, é uma situação que pode abrir vários precedentes. “Quem define se é caótica ou não é o comportamento do profissional e o preparo dele frente aos novos desafios”.
Para escapar da crise, a psicóloga destaca que o importante é entender primeiro quais as mudanças necessárias que devem ser feitas no ambiente de trabalho. “Como na economia, o cenário também passa por alterações e a empresa, para continuar atuando, precisará definir novas estratégias, sendo que o profissional tem que estar predisposto para lidar com as adversidades e transformá-las em oportunidades”.
Outra dica é ter sempre uma atitude otimista. “Vale ressaltar que essa postura é diferente de uma visão ingênua. O otimismo permite considerar todos os aspectos da situação, apresentando vontade de realizar. Não se pode esquecer que o profissional tem que se aprimorar participando de novos cursos e treinamentos para desenvolver competências que estavam adormecidas”, aconselha.
Um desses treinamentos é o Coaching Eficaz de Carreira com Programação Neurolinguística. “Trata-se de um estimulo para um grande futuro profissional e que será cada vez mais valorizado devido às exigências do mercado e necessidade constante de inovação curricular. Além de direcionar todo o talento do profissional sendo uma experiência única, esse processo os torna mais ágeis, porque pensam de forma mais produtiva e se comunicam melhor”.
Desde que se tornou advanced trainer em PNL, Márcia passou a usar esse método para ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis. “O coaching e a Programação Neurolinguística são ferramentas poderosas e que dão ao profissional a capacidade de utilizar a sua neurologia de forma mais prática e funcional, aproximando – o do que ele quer e evitando desperdiço de energia”.
Veja algumas dicas da psicóloga para superar a crise:
– Confira, compartilhe e auxilie, trabalhe em equipe e forme equipes;
– Saiba ouvir, peça feedbacks e respeite o que o outro tem para falar;
– Influencie o clima da área e dos ambientes por onde passa de forma positiva;
– Deixe nos ambientes informações boas;
– Valorize o que você faz e o que os outros fazem bem;
– Comunique com clareza, sensibilidade e harmonia.
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