Para enfrentar a crise

Please select a featured image for your post

A reunião de março do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada no dia 17, trouxe discussões sobre a rodada de negócios que faz parte do Movimento de Valorização da Produção e do Emprego – MOVA-SE: Enfrentando a Crise. O evento será realizado em abril, em Campinas. O objetivo da Prefeitura de Campinas é que todos os municípios da RMC levem suas empresas para o evento.

Entretanto Indaiatuba não participará da iniciativa. Isso porque a Administração Municipal já estava organizando uma rodada de negócios na cidade, que acontecerá no dia 07 de maio.

Na reunião, foi solicitado aos prefeitos da região que apresentassem todas as ações que desenvolveram ou que estão desenvolvendo com o intuito de amenizar as conseqüências da crise em seus municípios. O prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira falou do conjunto de ações que a Prefeitura de Indaiatuba está liderando para ajudar as empresas locais a enfrentar a crise, manter empregos e melhorar a arrecadação do município.

Entre as medidas, o prefeito citou o decreto que favorece as micro e pequenas empresas locais nas contratações públicas de bens, serviços e obras no valor de até R$ 80 mil. De acordo com as novas regras, nas licitações com valores maiores, quando as empresas vencedoras trabalharem com empresas subcontratadas, até 30% das contratações também deverão ser de micro e pequenas empresas do município. O prefeito de Vinhedo Milton Álvaro Serafim interessou-se pela medida e pediu o modelo do Decreto para que possa implantar em seu município.

Outra ação da prefeitura de Indaiatuba foi a reunião com empresários realizada em fevereiro, na qual foi anunciada a criação do Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior, com o objetivo de orientar os empresários interessados em aumentar as vendas com exportações. “Mais de 30% das 140 empresas presentes na reunião haviam procurado a Secretaria de Desenvolvimento em busca de apoio e orientações. Todas fizeram comentários favoráveis à iniciativa”, argumenta o prefeito. Representantes da Caixa Econômica Federal também participaram da reunião e falaram das linhas de crédito disponíveis no banco para atender aos empresários.

Convênios

Reinaldo Nogueira apresentou durante a reunião um modelo de consórcio para que os municípios da RMC possam firmar parcerias entre si, principalmente na área de segurança, sem a necessidade de leis específicas para cada parceria. A proposta, que será discutida na próxima reunião, que também acontecerá em Campinas no dia 14 de abril, é que cada município tenha uma Lei de convênios em modelo único que possibilite as parcerias a qualquer tempo.

“A medida busca o desenvolvimento sustentável, através de conjugação de esforços dos municípios interessados, voltados à adoção de projetos de preservação do patrimônio público, de seus serviços e suas instalações, com a colaboração de todos aqueles que integram a região, definindo ações adequadas e eficazes, realizadas em mútua cooperação”, diz o prefeito de Indaiatuba.

Além dos prefeitos de Indaiatuba e de Vinhedo, também participaram do encontro o prefeito de Monte Mor Rodrigo Maia, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento; o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis; de Sumaré, José Antonio Bacchim; e de Valinhos, Marcos José da Silva. Os demais municípios enviaram representantes.


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta