Páscoa

No próximo domingo, celebramos a Páscoa. Mais do que estar em família e trocar Ovos de Chocolate, a data tem um simbolismo significativo para os cristãos.
Padre Fabrício Farias explica os simbolismos e o significado desta data especial.
"A Páscoa traz para todos nós, uma grande oportunidade de relembrarmos os últimos passos de Jesus. Ela simboliza a vitória de Cristo que venceu a morte da cruz e Ressuscitou. Quando passamos pela experiência de vivenciarmos a Semana Santa, assumimos em nossas vidas, o compromisso da mudança de vida e da conversão para alcançarmos a festa da Páscoa com o coração mais aberto", explica.
O nome Páscoa é de origem hebraica, da palavra “Pessach” que significa “passagem”. Para o povo hebreu, páscoa significava o fim da escravidão e o início da libertação, marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se abrira dando passagem para povo de Deus que estava em busca da chamada Terra Prometida. Deste modo, a Páscoa é sempre sinal de passagem de uma vida antiga, para uma vida nova e restaurada, que nos convida a viver à luz de Cristo que ressuscitou e está vivo no meio de nós.
Muitos símbolos representam e marcam os fiéis neste tempo. Entenda-os:

Cruz: simboliza a vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
Pão e vinho: representa a vida eterna de Jesus que em sua última ceia, ofereceu pão e vinho aos discípulos dizendo que o pão era o seu corpo e o vinho era o seu sangue.
Cordeiro: simboliza Jesus Cristo que se sacrificou em prol do seu rebanho que é o povo.
Óleos santos: simboliza o Espírito Santo e são representados pelos óleos que são utilizados nos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos.
Água: simboliza a pureza e a renovação.
Incenso: simboliza a oração sendo elevada a Deus.
Círio Pascal: simboliza a Luz de Cristo.
Velas acesas: simboliza Cristo Ressuscitado, luz do mundo.
Cor Branca: simboliza Cristo Ressuscitado, é também o símbolo da luz, da inocência, da pureza, da alegria e da glória.
Coelhos: símbolo da fertilidade. Está ligado à capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e levar a mensagem de Cristo pelo mundo.
Ovos de Páscoa: simbolizam o nascimento para uma vida nova já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção.

O Domingo de Páscoa celebra a festa da vida. É nele que estão referenciadas a última Ceia, a prisão, o julgamento, a condenação, a crucificação e a ressurreição de Jesus onde somos convidados à nossa ressureição. Ou seja, a Páscoa é o momento para agradecermos a Jesus pelo sacrificio e também para pensar em todos os nossos atos e renovar nossa vida perante Deus para sermos cada vez melhores. O sepulcro está vazio, Jesus não está mais lá, Ressuscitou. Abramos os nossos corações para que Jesus possa entrar e fazer a sua morada.
 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!