Pele no inverno

Nos dias mais frios, a pele exige uma atenção ainda mais especial. Mas, diante da grande quantidade de informações que aparecem todos os dias, saber quais são os cuidados corretos se torna uma tarefa difícil. Por isso, especialistas da marca de cosméticos Kosmein selecionaram as principais dúvidas sobre o assunto e esclarecem se são mitos ou verdades. Confira:

No inverno, é dispensável o uso do filtro solar
Mito.
Usar o produto diariamente, mesmo em dias nublados, continua sendo a recomendação da dermatologista Ana Regina Franchi Trávolo. “Apesar de não deixar a cútis queimada, a incidência de raios solares continua forte, atravessando as nuvens e atingindo a pele. Vale lembrar que há outros agentes que emitem radiações UVA e UVB, como lâmpadas fluorescentes, celulares e computadores. A intensidade é menor comparada à exposição com luz natural, mas também causa danos”, alerta.

Os lábios são os mais atingidos com o frio e precisam de hidratação

Verdade.
A região fica mais sensível durante a estação e, se desprotegida, pode acumular rachaduras.  Por isso, é indicado o uso de hidratantes labiais.

Durante o inverno, o apetite por alimentos mais gordurosos aumenta, o que pode prejudicar a pele
Verdade.
Segundo a nutricionista Fernanda Padovani, durante os dias mais frios, as necessidades energéticas aumentam, acarretando no maior apetite. Mas a escolha de determinados alimentos, como doces, carboidratos em excesso e alimentos oleosos, pode prejudicar a pele. O ideal é fazer substituições inteligentes e benéficas para a saúde, como pães integrais, frutas, legumes e vegetais.

Banhos muito quentes fazem bem à pele

Mito. Ana Regina afirma que é importante evitá-los mesmo diante do clima frio, porque a água em altas temperaturas retira o manto lipídico e pode causar ressecamento, coceira, descamação e piora da textura da pele, tanto facial quanto corporal.

A pele fica mais ressecada no inverno

Verdade.
Durante a estação, há uma junção entre a queda na umidade relativa do ar e às alterações na temperatura, que comprometem a hidratação. O cuidado, então, precisa ser redobrado. A dermatologista ensina que o ideal é aproveitar a saída do banho para passar um bom hidratante, pois a pele ainda está úmida e vai absorver mais dos produtos tópicos.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!