Período de adaptação

As férias escolares chegaram ao fim. Depois de quatro semanas, os alunos retomam as atividades e precisam se adaptar aos horários de estudos novamente, já que, durante o recesso, por conta dos horários flexíveis, as crianças e adolescentes dormem e acordam mais tarde, o quer torna maior a dificuldade de ajustar o relógio biológico e seguir uma rotina mais rígida de dormir e levantar da cama.
De acordo com Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, é comum encontrar alunos sonolentos nos primeiros dias de aula, com dor de cabeça, irritabilidade, com sensação de cansaço e com dificuldades de concentração. Para amenizar os efeitos da sonolência, ele orienta a criança a dormir cerca de dez horas e os adolescentes em média nove horas. “Ter uma boa noite de sono ajuda o estudante a ter disposição para manter um bom nível de atenção. Dormir bem e durante as horas recomendadas para cada faixa etária contribui para manter o corpo mais saudável”, destaca o especialista.
O sono interfere diretamente no aprendizado e na consolidação da memória. Além disso, em um sono reparador, as crianças e jovens não conseguem reter tudo que aprendem. “Enquanto dormimos, principalmente durante os sonhos, gravamos tudo o que aprendemos durante o dia. Se dormimos menos horas do que o recomendado, gravamos menos informações e temos mais dificuldade para aprender” explica o médico.
O sono também ajuda no crescimento e diminui as chances de infecções. A criança que dorme pouco tende a crescer menos, já que durante o sono o corpo secreta o GH, o hormônio do crescimento.
É fundamental manter uma rotina de horários para dormir e acordar, além de um ambiente limpo, escuro e silencioso para o descanso. Duas horas antes de deitar é importante evitar alimentos com alto teor energético, como chocolates e guloseimas, assim como refrigerante e café, já que possuem elementos que provocam agitação de podem dificultar o descanso. O neurologista também orienta deixar de lado os programas ou jogos violentos na parte da noite para que não haja dificuldade no sono ou pesadelos.

    

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