Planetário de São Paulo

 
• BATE PAPO COM ASTRÔNOMO
A atividade Bate Papo com Astrônomo é uma programação pensada para crianças acima de 8 anos, mas que se tornou uma atração para toda família. Crianças e pais poderão interagir com o astrônomo e se divertir com exposições e atividades de astronomia dentro e fora do Planetário Prof. Aristóteles Orsini. De forma lúdica e divertida as atividades de Astronomia servem para despertar a curiosidade do público. A palestra com o Prof. Leonardo Lago sempre acompanha uma atividade onde todos aprendem a construir algo que pode ser reproduzido em casa, como um foguete, um relógio de sol ou uma rosa-dos-ventos, por exemplo, além do reconhecimento dos principais astros que estão sobre as nossas cabeças.
Dia 04 de Abril (sábado), às 11h:
Público: acima de 08 anos e família

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Evento gratuito. Entrega de ingressos 30 minutos antes do início do Bate Papo para quem estiver na fila.

• BANHO DE LUA
Observação da Lua com telescópios.
Vale ressaltar que as observações dependem de "céu aberto", ou seja, em caso de mau tempo. Em todo caso, o visitante não perde a viagem, pois há uma palestra proferida dentro da sala de projeções do Planetário, com projeções simuladas sobre a lua e reconhecimento do céu do dia.
Dia 04 de Abril (sábado), às 20h30:
O evento é livre e sem limites de vagas, basta que os visitantes cheguem às 20h no Planetário do Ibirapuera para participar.
Local: Área externa/sala de projeções do Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Programação livre
Evento gratuito – basta comparecer, sujeito a filas

PALESTRA POR DENTRO DA ASTRONOMIA
O Clube de Astronomia de São Paulo, em parceria com a Escola Municipal de Astrofísica, recebem os astrônomos Graziela Keller, Alberto Krone-Martins, Dinah Moreira Allen e Jane Gregorio-Hetem para uma mesa redonda aberta à discussões, sobre a formação acadêmica e profissional dos Astrônomos e especialistas em pesquisa científica no país. Esta atividade faz parte da programação do Ano Internacional da Astronomia na cidade de São Paulo, em especial às 100 Horas de Astronomia.
Dia 04 de Abril (sábado), às 17h
Local: Escola Municipal de Astrofísica – EMA, anexo ao Planetário do
Ibirapuera

• OBSERVAÇÃO SOLAR

Observação pública do Sol, demonstração de atividades da Astronomia Amadora em promoção do Ano Internacional da Astronomia na cidade de São Paulo promovido pelo Clube de Astronomia de São Paulo e Planetários de São Paulo. Atividade pública e gratuita em frente ao Planetário do Ibirapuera. O evento não ocorre se o tempo estiver chuvoso ou nublado.
Dia 05 de Abril (domingo), às 10h
Local: Escola Municipal de Astrofísica – EMA, anexo ao Planetário do Ibirapuera


• SARAU ASTRONÔMICO

Evento promovido pela Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo em conjunto com os Planetários de São Paulo*.
Nos encontros o público é convidado a observar o céu noturno através de telescópios, interagindo ao mesmo tempo com apresentações artísticas como músicas, danças e performances ao vivo (de acordo com a programação) e leituras de poemas. Nestes eventos há também a narração de mitos e curiosidades astronômicas.

Dia 17 de Abril (sexta-feira), às 20h

Em abril a atração artística ficará por conta do grupo musical:
Slim Rimografia, formado por Thiago Beat Box, e Filiph Neo Slim Rimografia, em suas letras e melodias, projeta um caminho de excelência, profissionalização, depuramento e sofisticação para o Rap Nacional, chamando a atenção sempre, para o fortalecimento da cultura e identidade nacionais.
* Vale ressaltar que as observações dependem de "céu aberto", ou seja, em caso de mau tempo haverá a programação artística, mas a atividade com os telescópios ficará impossibilitada.
Local: Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Metrô Vergueiro
Informações: Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3383-3402 ou ccsp@prefeitura.sp.gov.br
Evento gratuito

• PALESTRA ASTRONOMIA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Um relato histórico, da Astronomia e dos instrumentos náuticos que eram utilizados na época dos descobrimentos e que serviram à determinação da posição no mar, com o auxílio de observações astronômicas. O calendário e o céu do dia 22 de abril de 1500. A carta de Mestre João e a primeira observação astronômica feita por europeus no território brasileiro.
Professor: Irineu Gomes Varella
Dia 23 de Abril (quinta-feira), às 20h
Local: sala de projeções do Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Programação livre
Gratuito – Retirada de ingressos na bilheteria a partir das 19h, distribuídos de acordo com a capacidade da sala (290 lugares)

SINOPSES DAS SESSÕES

• "Uma Aventura pelo Sistema Solar"
Que tal trazer as crianças para viver "Uma Aventura pelo Sistema Solar"? Então, venham assistir à nova sessão dos Planetários de São Paulo! Junto com o Marquinhos, com a Silvinha e com um computador muito sabido, você será levado por uma viagem interplanetária, onde irá conhecer os principais astros do Sistema Solar! Sua família viverá, uma aventura super, hiper, mega, giga, tera divertida… e inesquecível! Venham conferir!

• "Estações do Ano"
O Sol, em sua carruagem brilhante, nos conduz na viagem pelo espaço e pelo tempo. A terra, obediente, completa uma vez por ano o primeiro passo do seu bailado orbital e tal como uma bailarina bem ensaiada, vai girando em torno do seu eixo, sempre inclinada, como numa mesura de apresentação. É dessa dança e contradança que resultam as estações do ano que esta apresentação especial do planetário detalha. O planetário também nos leva para uma viagem atravessando os trópicos e na Europa, alcançando um dos sítios mais significativos da astronomia da antigüidade: STONEHENGE. Na volta, nossa viagem passa pela Amazônia onde os povos de diversas nações também deixaram marcas do seu conhecimento sobre os movimentos do sol e da lua. O conhecimento sobre o céu é de todos e de cada um.

• "Por Dentro do Sol"

O SOL NÃO É UMA BOLA DE FOGO! Para entender como a nossa estrela gera toda a energia e o calor que recebemos mesmo estando a mais de cento e cinqüenta milhões de quilômetros dela, o Planetário vai nos levar para dentro do Sol. A apresentação fala da simplicidade do céu azul e do complexo processo de produção de elementos químicos no interior das estrelas. Você vai ficar por dentro do sol e de muitas outras estrelas bem maiores do que o nosso astro rei, e de tantas outras bem parecidas com ele. As belas paisagens do nascer e do por do sol emolduram o cenário da ciência e do muito que ainda temos que aprender sobre a nossa maior fonte de energia.

Programação regular aos sábados e domingos:
• 15h: uma aventura no sistema solar ( nova )
• 17h: estações do ano
• 19h: por dentro do sol

Serviço
Bilheteria:
Horário de atendimento para compra de ingressos antecipados de 2ª a 6ª feira: 9h às 18h – ou até o início das sessões
sábados, domingos e feriados (em dias de sessões): das 10h30 até o início da última sessão
Em dias de feriado quando não há sessões ao público: das 14h às 17h
Valor único do ingresso: R$ 5,00  (aposentados, crianças até 12 anos, visitantes acima de 65 anos, estudantes e deficientes físicos com comprovante pagam meia entrada)

Planetário Prof. Aristóteles Orsini (Parque do Ibirapuera)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento
Parque do Ibirapuera
São Paulo
Informações: 11 5575-5425
planetariodoibirapuera@prefeitura.sp.gov.br  ou site www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios  

.

 
 
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta