Plantio de mudas

Please select a featured image for your post

A partir desta sexta-feira, dia 5, cinco mil mudas de espécies nativas serão plantadas ao longo da margem direita do Ribeirão Anhumas, na Vila Madalena, como parte do programa de revitalização do Parque Yasser Arafat. O parque faz parte do prolongamento do percurso da Maria Fumaça até a Praça Arautos da Paz, ao lado do Parque Portugal. O plantio de mudas é uma ação Prefeitura de Campinas.

Serão plantados ipês, jatobás, ingazeiros e jequitibás, além de frutíferas como jabuticabeiras, pitangueiras e jerivazeiros. Em cerca de três anos, as espécies plantadas já terão aspecto arbóreo, com altura entre três e cinco metros.

A previsão é que até março o plantio seja finalizado. Este trabalho é realizado com a mão-de-obra de 100 reeducandos do sistema prisional, que cumprem pena em regime semi-aberto.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, o plantio visa recompor a mata ciliar do Ribeirão Anhumas, além de oferecer proteção ao recurso hídrico local. O projeto prevê também a recuperação dos processos erosivos do ribeirão com a drenagem pluvial.

A margem esquerda do ribeirão já está em processo de recuperação com a implantação do Parque Linear Anhumas, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Além da recuperação ambiental, a instalação de cerca de 800 metros de alambrado para evitar o descarte de entulho e a construção de uma calçada de três metros de largura, para a que a população possa usá-la para a prática de caminhadas e lazer.

Com conclusão do prolongamento dos trilhos da Maria Fumaça, terá início a segunda etapa do projeto, com o plantio de mais cinco mil mudas de espécies nativas e a implantação de uma ciclovia no Parque Yasser Arafat.

O parque contará uma área de 200 mil metros quadrados, acompanhando quase todo o trajeto da Maria Fumaça, desde a futura estação na Praça Arautos da Paz até a Estação Anhumas.


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!