Postura correta para exercícios diários

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Quem nunca sentiu dores nas costas após alguma atividade? Cerca de 80% dos problemas de dores na coluna lombar são causados por músculos fracos no tronco, agravados pela maneira errada de carregar peso. É comum as pessoas flexionarem somente a coluna na hora de levantar uma criança ou algo pesado.

O correto é se abaixar, dobrar os joelhos, trazer o peso próximo ao tronco e só assim levantar. “Quando uma pessoa levanta um peso de maneira errada, alguns pontos da coluna sofrem uma compressão equivalente a cinco vezes o peso dela, afirma Luciano D´Elia, educador físico e especialista em treinamento funcional.

Varrer o chão, abrir armários, carregar compras, trocar lâmpadas ou pendurar roupas no varal são atividades bem conhecidas das donas de casa e podem causar sérias lesões como tendinite, bursite e artrite. Lavar a louça, por exemplo, é uma das atividades que mais pode sobrecarregar a coluna. A altura da pia deve ser calculada para ficar pelo menos na altura do quadril da dona de casa.

Ainda de acordo com o educador físico, os exercícios de alongamento e flexibilidade ajudam no fortalecimento do quadril e da coluna, prevenindo riscos de lesões. A regularidade de exercícios abdominais, somados a alimentação adequada, também proporciona vários benefícios: equilíbrio, eficiência respiratória, prevenção contra traumatismos, eficiência no processo digestivo, entre outros.

 

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