Problema feminino

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é a endocrinopatia (doença que afeta o sistema endócrino) mais comum nas mulheres em idade reprodutiva. Este problema causa infertilidade em até 40% das pacientes, além de hirsutismo – ou seja, aumento de pelo em áreas de distribuição corporal tipicamente masculina -, acne e alopecia (perda de cabelos). A irregularidade menstrual e obesidade também são muito comuns.
Segundo Larissa Garcia Gomes, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), apesar da alta prevalência, a SOP ainda é uma doença subdiagnosticada. Estudo publicado em dezembro de 2016 avaliou as condições do diagnóstico da síndrome em 1.385 pacientes de países da América do Norte e da Europa. Aproximadamente 33% das pacientes reportaram que o diagnóstico demorou mais de dois anos, cerca de 47% precisaram passar por três ou mais profissionais de saúde para receber o diagnóstico e apenas 15% estavam satisfeitas com as informações fornecidas pelos médicos no momento do diagnóstico”, relata.
A profissional explica que o tratamento depende da queixa inicial da paciente. “Se for aumento de pelos e irregularidade menstrual, a primeira escolha são os contraceptivos hormonais orais combinados (CHOC), cujas contraindicações, como tabagismo, diabetes de longo prazo e hipertensão arterial mal controlado, devem ser observadas com cautela”, ressalta. “Caso o hirsutismo seja grave, pode se associar drogas com propriedade antiandrogênicas como a espironolactona. Se a queixa é infertilidade, a primeira escolha é o citrato de clomifeno seguido dos inibidores de aromatase. Muitas vezes, recomendamos os centros que tratam a infertilidade na SOP”, completa.
Por fim, Larissa afirma que tanto endocrinologistas quanto ginecologistas estudiosos de endocrinologia ovariana estão aptos a tratar o problema e, em alguns casos, a associação de ambas as especialidade na condução do caso pode ser extremamente benéfica.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!