Projeto de Recuperação

As históricas estações Anhumas – ponto inicial da tradicional Maria Fumaça – e, a Tanquinho, em Campinas, estão tendo suas pinturas totalmente recuperadas nos tons da época da inauguração, em 1926. A ação faz parte do projeto “Tudo de Cor”, da marca de tintas Coral, e contou com parceria do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e participação de estudantes de arquitetura.
A cerimônia para o início da pintura na estação Anhumas aconteceu na última quarta-feira, dia 3, e contou com a presença da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, padrinhos do projeto e moradores da cidade. Os músicos tiveram as fotos do álbum “Os Meninos do Brasil”, em 1989, tiradas na estação Anhumas.
A previsão para o término da reforma, executada por voluntários, é de aproximadamente uma semana, de acordo com a assessoria de imprensa. A estação Tanquinho já está com a pintura finalizada.

Revitalização
Ao remover as camadas de tinta, aplicadas no decorrer de nove décadas, estudantes de arquitetura supervisionados pelo Condepacc puderam desvendar as cores originais dos imóveis históricos. O trabalho de prospecção pictórica teve início em janeiro deste ano e ficou sob o comando do arquiteto Luiz Antônio Aquino, o "Toca". 
Estão sendo revitalizadas tanto fachadas quanto dependências internas. A sala da bilheteria, a de telefone e a do administrativo, entre outras, também foram pintadas e ganharam nova aparência e molduras de portas e janelas, treliças de cobertura, calhas, entre outros.
Ao todo, foram utilizadas mais de 1.700 litros de tinta. Um quadro com as faixas de prospecção ficarão à mostra para que as pessoas possam ver a evolução da pintura ao longo dos anos. Todo o trabalho contou com a ajuda de mais de 40 voluntários.

    

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!