Projeto Missão Xingu 2009

O projeto Missão Xingu realiza mais uma ação voluntária na cidade de São José do Xingu, no Mato Grosso. A equipe, formada por médicos e profissionais da saúde que atuam no Hospital Vera Cruz, embarca hoje e sexta-feira para a realização dessa edição. Um caminhão com todos os equipamentos, remédios e bagagem saiu de Campinas na segunda-feira e deve chegar hoje à cidade.

A iniciativa foi idealizada pelo ginecologista José Alberto B. Lima e pelo oftalmologista Marcos Morandi. São mais de 11 profissionais envolvidos, que vão prestar atendimento gratuito a uma população carente na cidade de São José do Xingu, realizando procedimentos clínicos, laboratoriais e pequenas cirurgias, assim como levar informações sobre prevenção de doenças.

A grande novidade para este ano é a ida de um engenheiro que fará um projeto para a fluoretação da água, ainda inexistente no município. O flúor é importante no desenvolvimento dos dentes, pois favorece a formação de cálcio e potássio, além de prevenir as cáries. As enfermeiras também farão palestras sobre prevenção e ajudarão nos cuidados básicos. Uma médica vascular ministrará palestras sobre as doenças mais importantes na sua área, além de estimular hábitos saudáveis na comunidade. Para entreter e ao mesmo tempo informar os habitantes da região, os médicos atuarão em uma peça de teatro educativa.

No ano passado foram prestados mais de dois mil atendimentos nas áreas da ginecologia, oftalmologia, pediatria, otorrinolaringologia e odontologia. Foram doados cerca de 147 óculos, medicamentos, revistas, livros e folders educativos.

 


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta