Projeto Sustentar 2010

Please select a featured image for your post

A terceira edição do Projeto Sustentar terá apresentação de palestras e debates relacionados ao tema, pavilhões voltados à educação, construção civil, gastronomia, trabalhos desenvolvidos pela sociedade civil e governo, entre outros. Entre os dias 25 a 29 de agosto, no Parque Portugal, os visitantes poderão participar de toda a programação.

Haverá dois pavilhões no evento. O Pavilhão Casa Eco apresentará produtos, projetos e novas tecnologias para a construção sustentável. Uma casa de 70 metros quadrados, construída no local, mostrará as novas tecnologias ambientais nas áreas da construção civil, arquitetura e urbanismo. Já no Pavilhão Campinas, os visitantes poderão conhecer as atividades, programas socioambientais e trabalhos realizados por diversos setores da Prefeitura e da sociedade civil.

Na ocasião, o Fórum Internacional Brasil 2020, inserido na programação, é uma das atrações e contará com quatro dias de debates e palestras sobre tecnologia ambiental, fontes de energia, tratamento de água e esgoto, bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), desenvolvimento urbano, políticas públicas e outorgas, conservação, construções sustentáveis e outros.

Uma novidade é o debate entre os candidatos paulistas ao Senado acerca do pré-sal e as consequências econômicas e sociais. A discussão deve ocorrer no dia 28, às 10h, na sala dois e será coordenada pelo presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira.

Além dos debates e dos espaços que priorizam o meio ambiente, haverá uma programação especialmente desenvolvida a crianças e jovens que, por meio de jogos, dinâmicas, teatro e outros recursos irão despertar a conscientização e preservação dos recursos naturais para a qualidade de vida das gerações futuras.

“O mais importante é que as crianças levam essa discussão não só para a escola, como também para suas casas e comunidades”, disse o prefeito Hélio de Oliveira Santo, que divulgou a programação na manha desta segunda-feira, dia 23. Estudantes e professores das redes pública e privada de ensino também participam com a apresentação de trabalhos sobre sustentabilidade que poderão ser expostos e concorrer a prêmios.

Os participantes também poderão se encontrar com integrantes de uma tribo tupi-guarani, no Centro Cultural Povos da Floresta, onde eles mostrarão a cultura e artesanato, além de falar sobre como viver com as diferenças. Outra novidade é o Mercado da Terra, espaço para palestras sobre o conceito Slow Food, um Laboratório do Gosto e cursos sobre eco-gastronomia.

O Projeto Sustentar 2010 é uma realização da Prefeitura de Campinas, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) e Abmaior – Consultoria Ambiental. Mais informações e programação completa no site www.institutosustentar.com.br ou pelo telefone (19) 4003-2043.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta