Protegendo os pequenos

No outono, com as temperaturas mais baixas, aumenta a preocupação dos pais com as crianças, que ficam mais suscetíveis a doenças. Gripes e resfriados são as enfermidades mais comuns, principalmente1 entre os pequenos que já frequentam a escola. Nesse contexto, a nutricionista Camila Baldez ressalta a importância de uma alimentação equilibrada para melhorar o desempenho do sistema imunológico. “Alguns alimentos são mais eficazes para fortalecer a imunidade do organismo, como frutas, verduras, legumes, peixes, oleaginosas e leguminosas, que devem fazer parte da rotina alimentar das crianças. São eles que irão contribuir para a necessidade diária de vitaminas, sais minerais e nutrientes”, explica.
A especialista também reforça que o aumento do consumo de água pode fazer toda a diferença, já que nesta estação o tempo fica frio e seco. “Beber bastante líquido ajuda na lubrificação das vias aéreas, o que reduz a chance de pegar um resfriado, uma gripe ou outra infecção no trato respiratório”, orienta.
Camila cita cinco grupos de alimentos que não podem faltar na alimentação dos pequenos, principalmente durante o outono e inverno. São eles:

Vegetais verde escuros
Couve manteiga, brócolis, espinafre e escarolasão ricos em ácido fólico que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango
São fontes alimentares da vitamina C, que tem propriedade antioxidante, ou seja, evita a oxidação das células do sistema imunológico, permitindo, assim, que o organismo fique mais preparado quando exposto aos agentes agressores.

Peixes
São fontes das gorduras ômega 3 e ômega 6 que melhoram a resposta imunológica quando associadas a uma alimentação balanceada.

Castanhas, sementes e leguminosas
Sementes de girassol, linhaça, chia e abóbora e feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, entre outros, são ricos em zinco, mineral responsável pela defesa do organismo, combatendo resfriados, gripes e outras doenças.

Legumes
Aumentam a resistência do corpo, possuem ação antiinflamatória e são ricos em vitamina C, complexo B, ferro, magnésio e betacaroteno, além de terem ação antioxidante ajudando a eliminar as toxinas do corpo.  

 

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