Qual o seu tipo de cabelo?


Muito além de uma haste flexível composta por escamas, cutículas, córtex e medula, o cabelo pode tomar diferentes formas, variadas cores e texturas pelas mãos de quem sabe trabalhar. “É uma estrutura mágica, que torna possível criar looks incríveis, que podem ser mudados sempre que desejado. Além de emoldurarem o rosto, os cabelos podem sinalizar a forma de encarar a vida”, afirma o cabeleireiro Silvio Amaral e autor do livro Portal da Beleza.

A dica que Sílvio dá para compor um look é analisar o tipo de cabelo e como ficará o resultado final. Isso ajuda na hora de decidir o que fazer e quais finalizadores usar para chegar ao resultado esperado. "Para cada tipo de cabelo existe um tratamento específico. Lisos, cacheados, crespos, loiros, ruivos ou em qualquer outra forma e cor que a criatividade permitir, todos os cabelos devem receber o tratamento ideal para que fiquem belos e que os torna suaves e sedosos e dá aquele brilho natural. Sílvio listou as características de cada tipo de cabelo e deu algumas dicas de como cuidar de cada um", diz.

Cabelos oleosos

Os cabelos oleosos não apresentam muito volume e têm um aspecto pesado e gorduroso devido à produção excessiva das glândulas sebáceas. No entanto, esse aspecto também pode ser causado por processos e produtos inadequados, como o uso de água muito quente e o ato de passar as mãos muitas vezes nos fios, que fazem com que o cabelo adquira aparência de sujo muito mais rápido do que o normal.

Dica
Para amenizar este problema, use xampus indicados, que fazem uma verdadeira revolução no couro cabeludo, deixando os fios mais limpos por mais tempo. Nunca use água quente e não aplique condicionador próximo à raiz. Evite calor excessivo, principalmente próximo à raiz, e use secador na velocidade média.

Cabelos secos

Os cabelos secos são mais volumosos, com um aspecto mais áspero, e não têm muito movimento. Devido ao funcionamento incorreto das glândulas sebáceas, possui pouco brilho e, às vezes, os fios acabam quebrando com mais facilidade por causa do alto índice de ressecamento.

As escamas são vulneráveis aos agentes externos, o que faz com que este tipo de cabelo perca hidratação e pigmentação com mais facilidade. Por ter aparência opaca e seca, requer cuidados intensos para obter um bom resultado.
Dica
Intercale o condicionador com máscaras de ação instantânea de 2 a 3 vezes por semana, e faça tratamentos frequentes no salão, pois o cabelo seco requer uma atenção especial. Prefira produtos com ativos ultra-hidratantes, como a manteiga de karité, silicones, entre outros.

Cabelos mistos

Os cabelos mistos são os mais comuns. Geralmente são oleosos na raiz e mais ressecados ao longo do fio.

Dica
Evite vento quente próximo à raiz e use xampus para raiz oleosa. Para compensar o efeito desses produtos, use máscaras nas pontas, intercalando com condicionador e leave-in, sempre.

Cabelos normais

Os cabelos normais têm aspecto brilhante, sedoso e macio, e dificilmente apresentam problemas de oleosidade ou ressecamento. É um tipo de cabelo que tem produção equilibrada das glândulas sebáceas, mantendo, assim, melhor hidratação dos fios. São fáceis de manter devido ao brilho e volume adequado que possuem. No entanto, não descuide dos fios se você foi privilegiada com um cabelo do tipo normal.

Dica

Faça tratamentos, e use produtos de acordo com a necessidade dos fios em cada estação do ano. Assim, terá cabelos sempre bonitos.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!