Quitutes & Batuques em Campinas

Please select a featured image for your post

Chega a Campinas, nesta quinta-feira, dia 17, o Quitutes & Batuques, que faz parte do Ano da França no Brasil. A cidade receberá uma caravana de artistas internacionais que tem como objetivo transformar as cidades pelas quais passa em um verdadeiro festival de cultura, abrangendo música, vídeo, gastronomia e educação.

As atividades propostas unem as pessoas para a conquista de objetivos em comum em oficinas sócio-culturais que oferecem, democraticamente, espaço para todos da cidade participarem. Nas atividades estão inclusos shows, banquetes e vídeos que serão feitos pelos artistas em conjunto com a comunidade.

Representando a parte mais popular da World Music, Quitutes & Batuques contará com o maleis Adama Yalomba. O músico é considerado o grande expoente do gênero Afro Pop, precursor do ritmo africano em um estilo contemporâneo. Marcando a presença musical brasileira, Moleque de Rua trará sua influência do Hip Hop e do Samba em músicas de um repertório formado em 20 anos de trabalhos no país e na Europa.

A parte gastronômica fica por conta das cozinheiras do Table D’Hote, um grupo de mulheres que possuem ascendências francesas, mulçumanas e africanas. Elas trazem um repertório da cozinha francesa e suas influências contemporâneas internacionais. Paralelamente aos eventos, o cineasta francês Zangro e o ator Hassan Zahi levantarão um questionamento audiovisual sobre a famosa receptividade brasileira, criando junto com jovens da comunidade cenas que simbolizam o ponto de vista europeu sobre o assunto.


Programação:

Dia 17/09 – Quinta-feira
9h – Oficina de Dança e Percussão com Adama Yalomba
Oficina Table D’Hôte – Preparação de menu degustação
Oficina de Cinema com Zangro e Hassan Zahi
14h – Oficina de Dança e Percussão com Adama Yalomba
19h – Ensaio Aberto com Les Nubians, Moleque de Rua, Adama Yalomba e o grupo de Tambores de Aço da Casa de Cultura Tainã.

Dia 18/09 – sexta-feira
9h – Oficina de Voz com Les Nubians
Oficina Table D’Hôte – Preparação de menu degustação
Oficina de Cinema com Zangro e Hassan Zahi
14h – Oficina de voz com Les Nubians
19h – Ensaio Aberto com Les Nubians, Moleque de Rua, Adama Yalomba e o grupo de Tambores de Aço da Casa de Cultura Tainã.

Dia 19/09 – sábado
9h- Oficina de Brinquedos Sonoros – Moleque de Rua
Oficina de Cinema com Zangro e Hassan Zahi

19h- Apresentação Artística o resultado das oficinas e participação da Orquestra Tambores de Aço


Oficinas

Oficina de vídeo com Zangro e Hassan Zahi
Práticas artísticas audiovisuais – Artistas, realizadores e moradores de Campinas são convocados a participarem de uma experimentação em vídeo. Zangro e o ator Hassan irão encontrar os interessados na oficina e estabelecerão um plano de trabalho para a gravação de cenas, imagens e outros elementos da realização de gravação audiovisual.

Oficina de gastronomia francesa multicultural – La Table D’Hôte
Cozinheiras de Campinas poderão encontrar o grupo de mulheres da Table D’Hôte para a realização de menu especial de degustação.

Oficina de Brinquedos de sonoros – Moleque de Rua
O grupo Moleque de Rua reúne-se com as crianças e juntos montarão brinquedos sonoros, a partir da criação coletiva, os participantes poderão experimentar os instrumentos montados.

Oficina de Dança e Percussão – Adama Yalomba
Adama montará uma roda de dança e ritmos a partir do seu repertório africano. Os participantes irão entrar em contato com uma cultura que possui muitos pontos de identificação com a brasileira. Irão se reconhecer e entender as diferenças a partir das manifestações artísticas.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta