Ranking mundial de eventos internacionais

Please select a featured image for your post

Pelo quarto ano consecutivo o Brasil figura entre os dez países que lideram o ranking mundial de eventos internacionais, promovido pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Neste ano, o país conquistou a sétima colocação. Com base em dados de 2009, o Brasil sediou 293 eventos internacionais, 39 a mais que no ano anterior. Com isso, o Brasil é o primeiro e único país latino-americano a ocupar esta posição desde 2006.

Segundo os dados do estudo, o país teve um crescimento de 15,4% enquanto o mundo cresceu 10,8%. Uma descentralização na realização dos eventos também foi notada: em 2009, 48 cidades brasileiras realizaram eventos internacionais, contra 45, em 2008. A primeira aparição do Brasil na lista ocorreu em 2003, com a 19ª posição em um ranking composto por 22 cidades.

“Além da colocação do país no ranking, o crescimento contínuo do número de cidades é de grande importância para o Brasil. Quando um lugar recebe um evento internacional, se qualifica para receber esse turista diferenciado, se beneficia da movimentação econômica que o evento provoca. A descentralização, portanto, ajuda a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país. O esforço do Ministério vai justamente neste sentido – qualificar os destinos e ajudar as economias locais, contribuindo para diminuir as desigualdades regionais”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Para Jeanine Pires, presidente da Embratur, “o desempenho do Brasil é surpreendente, pois além desses números positivos revelados pela ICCA, o País só concorre na captação de cerca de 60% dos eventos, pois existem encontros apenas europeus ou asiáticos, por exemplo”.

São Paulo foi a cidade que mais realizou eventos, 79 ao total, seguida do Rio de Janeiro com 62 eventos. Ainda figuram na lista de cidades brasileiras Salvador, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Recife, Búzios, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Gramado, Campinas, Fortaleza e Porto Alegre.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!