Receita de família

Na noite desta segunda-feira, dia 13, o showroom da Lovato Marcenaria, no Cambuí, foi palco do quarto e penúltimo jantar do Chef Decor Campinas 2017. O designer de interiores Michel Lebedka, se inspirou na história paterna, de origem russa, para elaborar um menu cheio de referências históricas, mas atualizado com pratos enriquecidos com detalhes dignos da alta gastronomia. 
Com auxílio do amigo e sócio no escritório Contemporare, o arquiteto Marcelo Dias, que assumiu o posto e sous chef, Lebedka preparou receitas de família recuperadas há cinco anos, após uma busca pessoal, quando foi à Rússia, retomou o contato com uma irmã e aprendeu o idioma. A conquista dessa identidade foi revelada em sua cozinha de forma terna, sem deixar de lado o apuro visual. 
O designer iniciou o serviço com a famosa sopa Borsch, de beterraba. O prato chegou envolvido em gelo, numa alusão às planícies e aos planaltos gélidos da Sibéria. "O fio condutor desse jantar é a tradição. E começa pela sopa de beterraba, que os russos usavam bastante e da qual também tiravam o açúcar. Não há uma região da Rússia em que essa sopa não tenha sido muito servida, quente ou fria", definiu o designer na apresentação do cardápio.
O prato principal foi o Churrasco Russo (chachlik ou shashlik), com pernil suíno e bacon marinados por 48 horas em especiarias e depois assados no espeto, servidos com molho agridoce de laranja. O acompanhamento foi outra escolha tradicional revisitada, a torta Kurnik, com massa folhada, panquecas e recheios variados. A sobremesa Muraveinik, formigueiro, em português, obra do sous chef Marcelo Dias. "Foi difícil escolher, porque a Rússia tem um leque imenso de confeitaria, mas queria uma que fosse comum em todas as casas. Outro símbolo de fartura foi o chocolate por cima, que representa a terra”, explicou Lebedka.
A jornalista gastronômica Erika Araium, professora de Food Styling e idealizadora do projeto Diálogos Comestíveis, foi a jurada convidada da noite. Os demais membros fixos do júri foram o chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, que também é consultor técnico das provas; o designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas; e Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais.  

fotos Ricardo Dettmer

 
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!