Reclamações contra SAC diminuem

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O PROCON Campinas acaba de divulgar o relatório sobre as reclamações recebidas contra os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) nos meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009. O órgão recebeu no total 195 reclamações, sendo 122 em dezembro e 73 em janeiro.

De acordo com Anderson Gianetti, diretor do PROCON, houve uma diminuição de cerca de 40% no número de reclamações, o que resultou em melhoria dos serviços.

Outros 204 casos são analisados pelo Ministério da Justiça. Segundo determinação do Secretário de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto, o PROCON deve notificar as empresas para que prestem esclarecimentos e caso persistam as reclamações, os processos administrativos podem resultar em aplicação de multas.

A campeã das reclamações, com 54%, é a Telefônica, operadora de telefonia fixa que já foi multada em R$ 6 milhões pelo PROCON em janeiro desse ano pela falta de qualidade dos serviços prestados pela loja de atendimento pessoal.

O setor de telecomunicações segue liderando o ranking de reclamações. A operadora de telefonia celular Claro ficou em segundo lugar, recebendo 13 queixas, seguida da Net, operadora de TV a cabo e internet, com 12 reclamações; Tim, com oito, e Credicard Citi, que teve sete reclamações.

A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos ampliou os canais de acesso do PROCON Campinas. Em dezembro, foi implantado o novo serviço de atendimento telefônico, que fornece informações e recebe reclamações contra os SACs através do fone 151. O serviço funciona nos dias úteis, das 9h00 às 20h00.

 

 

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