Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma doença muito comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Segundo o cirurgião geral Iuri Tamasauskas, “é o retorno de alimento, suco gástrico ou bile do estômago em direção ao esôfago. As causas para o surgimento são alterações anatômicas ou funcionais do estômago e do esôfago, que podem ser agravadas por erros alimentares e também por obesidade. Trata-se de uma doença crônica, que pode ser controlada com tratamento clínico ou cirúrgico”.
Dependendo do caso, a solução pode ser mais simples. Sem a necessidade de cirurgia, o tratamento pode se basear apenas em mudança de hábitos alimentares, juntamente com o uso de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago. “É preciso restrições na dieta, como evitar grandes refeições que devem ser bem fracionadas, também evitar consumo de álcool, bebidas gaseificadas, alimentos ácidos e café”, explica Dr., Iuri.
O tratamento é individualizado e de tempo indeterminado, os principais sintomas são azia e regurgitação de alimentos e os exames para diagnóstico são endoscopia digestiva alta, seguido de pHmetria e manometria esofágica. “Não há uma forma de se prevenir o aparecimento da doença, apenas agir nos fatores agravantes”, completa.
Seja qual for o caso, ao sentir episódios repetidos de azia ou queimação, é muito importante que procure assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!