Rins em Defesa da Vida


No próximo dia 08 de Março, pelo sétimo ano consecutivo, será realizada a Campanha do Dia Mundial do Rim, com o tema “Rins em Defesa da Vida”. O objetivo dessa campanha é chamar atenção das esferas governamentais e da população em geral sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC). Atualmente, a DRC é considerada um problema de saúde pública mundial, sendo que em todo o mundo mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda de função renal.

Estudos populacionais em diferentes países têm demonstrado prevalência de Doença Renal Crônica (DRC) de 7.2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. Em seus estágios avançados, a DRC está relacionada à aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevados custo para a saúde pública.

A Campanha
As Sociedades Internacional de Nefrologia e Brasileira de Nefrologia, desde 2003, lançaram a Campanha Previna-se, preocupados com o incremento da população em tratamento de substituição dos rins (diálise e transplante renal), além de mortes prematuras por complicações cardio-vasculares cerebral em pacientes portadores da doença renal crônica sem diagnóstico e tratamento.

Os membros da Clínica Humânitas engajados desde o início, resolveram em força tarefa ir ao encontro a população no Largo do Rosário desde 2007, para conscientizar a comunidade médica, autoridades públicas e a própria população, para a importância do diagnóstico precoce e tratamento especializado multiprofissional para conservação dos funcionamentos dos rins em pacientes portadores da doença. Em 2008 ganharam apoio da Fundação Roberto Rocha Brito e do Hospital Vera Cruz.

Em 2009, foi sancionada a Lei Municipal 13713 que obriga o poder público municipal a Instituir a Semana de Prevenção da Doença Renal Crônica em Campinas. Em 2010 foi feita a Primeira Jornada Paulista de Prevenção da Doença Renal Crônica, trazendo experts da área de Nefrologia para palestras com a comunidade médica e autoridades públicas, na ocasião, Prof.Dr.Nestor Schor( UNIFESP/Academia Bras. Medicina), Dr Alvaro Pacheco (H.Albert Einstein/Hosp Rim /Unifesp) Dr.Francisco Kerr Saraiva, secretário da Saúde de Campinas.

Em 2011, foi realizada uma força tarefa no Largo do Rosário, medindo a pressão arterial, exame de urina, exame de glicemia, exame de sangue de creatinina, e anamnse dirigida para os fatores de risco, esse mutirão atendeu 250 pessoas em 4 horas, ganhando um check-up para triagem da doença renal crônica, com 1 atendimento por minuto, com o tema Cuide do Rins, Salve seu Coração, para enfatizar as mortes prematuras em pacientes renais crônicos sem diagnóstico e que se complicam com o coração. Na ocasião, foi confeccionado o primeiro Guia Nutricional IRC, para orientar portadores da doença renal crônica a manter hábitos saudáveis alimentares de acordo com seu diagnóstico e classificação.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta